Secretários de Cultura se reúnem em Mogi das Cruzes e discutem projetos de âmbito regional

Imprimir PDF


A reunião, que aconteceu no Casarão do Carmo, reuniu representantes de oito cidades da região e discutiu a implantação de um projeto e criação de
um grupo de trabalho

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, recebeu, na manhã desta terça-feira (08/10) secretários e gestores do segmento cultural de cidades da região, mais representantes do Governo do Estado e da União, para discutir ações em benefício da Cultura. No encontro, que foi realizado no Casarão do Carmo, os municípios se comprometeram com a realização do projeto Circulação de Artes do Alto Tietê e também debateram a constituição de um grupo de trabalho que sirva como ferramenta para a defesa de projetos culturais em âmbito regional.

A idéia concebida durante o encontro é que esse grupo possa ser inserido no Consórcio para o Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), já que o estatuto do Condemat prevê, em suas finalidades específicas, a viabilização de iniciativas de cunho cultural. Agora, será feita uma verificação quanto à real possibilidade dessa formação, para que os próximos passos possam ser definidos. 

Os municípios também se comprometeram a organizar até novembro uma listagem com os bens culturais de cada cidade, dos equipamentos culturais ou espaços físicos disponíveis e necessidades técnicas para apresentações artísticas em cada um desses locais. Esse material servirá para que possa ser realizado em 2014 o projeto Circulação de Artes do Alto Tietê, um festival que promoverá o intercâmbio de artistas e atrações culturais entre os espaços existentes em cada cidade da região.

O benefício desse festival é que ele poderá ser viabilizado com pouco investimento, já que um município poderá suprir o outro, conforme carências ou necessidades específicas. O prazo até novembro foi estipulado porque foi agendada para esse mês a próxima reunião dos secretários de Cultura. O encontro será dia 6, na cidade de Santa Isabel.

“De Mogi das Cruzes vamos disponibilizar nossas bandas sinfônicas, que são várias, as orquestras sinfônicas, talvez o coral Canarinhos do Itapety e algum artista plástico. Mas precisamos que todos os municípios se organizem e apresentem essa listagem na próxima reunião, de preferência já com o rider de cada palco, para que possamos viabilizar esse circuito o quanto antes”, declarou o secretário, Mateus Sartori.

Também ficou decidido, durante a reunião, que será formada uma comissão para visitar a região de Araçatuba, onde já há um Consórcio Intermunicipal de Cultura, denominado Culturando, instituído. O objetivo é conhecer um pouco mais sobre esse consórcio, adquirir e trazer para o Alto Tietê experiências que possam ser estudadas e aplicadas localmente. 

O chefe da representação regional de São Paulo do Ministério da Cultura, Valério Bemfica, e o secretário adjunto de Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Tiezzi, participaram da reunião e se posicionaram a favor da criação de um grupo de trabalho que possa defender a cultura regionalmente. Essa medida, conforme apontaram, dará força e representatividade à região para a captação de recursos e execução de projetos da área. 

Estiveram presentes na reunião o diretor de Cultura de Salesópolis, Anderson Nepomuceno, os secretários de Cultura de Biritiba Mirim, Vanderlei de Souza, de Guarulhos, Edmilson Souza, de Santa Isabel, Maria José de Paula Varanda, o gestor de projetos da Secretaria de Cultura de Poá, Alexandre Barbetto, a secretária-adjunta de Guararema, Jussara Zatsuga, o diretor de Ações Culturais de Suzano, Geraldo Rodrigues do Nascimento, além da secretária-adjunta de Cultura de Mogi das Cruzes, Maria Lúcia de Freitas. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi