Bailarino mogiano conquista bolsa para estudar na Escola do Teatro Bolshoi

Imprimir PDF



Gabriel foi escolhido, ao lado de apenas outros três brasileiros, para ingressar, a partir de 2014, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, na cidade de Joiville

Com apenas 15 anos, Gabriel Lopes Santos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio da E.E. Dr. Deodato Wertheimer e estuda balé desde os oito, acaba de obter uma conquista inédita entre dançarinos mogianos: ele foi escolhido, ao lado de apenas outros três brasileiros, para ingressar, a partir de 2014, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. A escola é a única filial da Escola de Bolshoi fora da Rússia e o seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança.

O anúncio veio no último domingo, quando ocorreu a segunda e última etapa da seletiva, durante o evento Gala Clássica Internacional, na cidade de Paulínia. O bailarino já havia passado por uma primeira bateria de testes, poucos dias antes, até que foi aprovado na última fase, conquistando assim a bolsa.

“Ele sempre achou que não conseguiria passar, porque a Escola Bolshoi tem muita tradição e é bastante rigorosa na escolha dos seus alunos. No primeiro dia de testes, ele tinha certeza de que não passaria no teste físico e foi junto com uma outra menina. Acabou que a menina não passou e ele foi aprovado. E no último dia, novamente, acabou dando tudo certo”, relata a mãe, Geni Lopes.

Gabriel, que é filho de um funcionário do Semae, ingressou aos oito anos na Cia. de Dança Marcela Campos, com sede no bairro do Socorro. Neste ano, o bailarino precisava fazer uma viagem para Moscou, onde tinha uma apresentação marcada, porém não tinha recursos. Ciente do caso, a Secretaria Municipal de Cultura ofereceu o espaço do Theatro Vasques e incluiu um espetáculo da Cia. de dança na programação da Virada Cultural, para angariar fundos para a viagem de Gabriel. Foi, aliás, o único evento com cobrança de entrada da Virada. O bailarino foi à Rússia no mês de julho. 

Após essa viagem, a mãe conta que Gabriel só teve boas notícias; participou de uma série de festivais em cidades do Estado de São Paulo e, ou chegava às finais ou ficava com o prêmio. Um dos que ele venceu foi um festival de dança realizado em Campos do Jordão.

O bailarino inicia seus estudos em Joinville no dia de 10 de fevereiro de 2014. “Foi uma alegria muito grande. É um orgulho imenso a gente ver um filho nosso conseguir algo assim”, conclui Geni. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi