Festival de Culturas Negras será realizado entre os dias 16 e 30 de novembro

Imprimir PDF

O secretário de Cultura, Mateus Sartori, destacou que o festival será descentralizado e utilizará, em sua grande maioria, espaços públicos e palcos ao ar livre


O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (12/11) para falar sobre o Festival de Culturas Negras, um ciclo de eventos em homenagem à cultura negra que pela primeira vez será realizado nessas dimensões em Mogi das Cruzes. Serão 14 dias consecutivos de apresentações e manifestações artísticas, que mesclam desde missas afro até ritmos e danças típicas, como maracatu e cacuriá.

O festival foi idealizado a partir da Semana da Consciência Negra, que já era realizada pela Prefeitura, mas acabou ganhando corpo pela união dos grupos e pessoas envolvidas com a cultura típica. Um dos objetivos do festival, assim como já foi praticado em outros eventos da Secretaria de Cultura, é a descentralização. Por isso serão feitas intervenções em uma série de bairros distantes e distritos, como Taiaçupeba, Jundiapeba e Sabaúna.

Outra característica é a utilização de espaços públicos abertos. Dessa forma, a grande maioria das atrações acontecerá em praças da cidade, no calçadão da área central, largos da feira de Braz Cubas e Jundiapeba, além de terminais de ônibus. “Um diferencial é que não vamos nos limitar aos espaços fechados. Podemos dizer que 80% do Festival será feito em espaços abertos. Só faremos em locais fechados, como Casarão do Carmo e Theatro Vasques, aquelas apresentações que realmente requerem uma estrutura específica de palco”, explicou o secretário.

A abertura do Festival acontece neste sábado (16/11), às 20 horas, com o show da cantora carioca Áurea Martins no Theatro Vasques. Áurea já foi considerada a melhor cantora da música popular brasileira e tem uma longa trajetória junto ao samba. Sua apresentação poderá ser conferida gratuitamente e a única recomendação da Secretaria de Cultura é para que o público retire seus ingressos com uma hora de antecedência.

Dentro de Festival de Culturas Negras haverá ainda iniciativas pontuais e de destaque, como o Festival Multicultural do Conjunto Jefferson. Serão 12 horas consecutivas de atrações, como uma espécie de mini virada cultural, que oferecerão apresentações de grupos de cultura popular, oficinas de dança e percussão, além do sopão de grafite, que vai reunir mais de 10 grafiteiros para colorir a vizinhança, em parceria com as crianças do bairro. 

O festival do Conjunto Jefferson, que terá ainda muitas outras atrações, acontecerá no dia 23 de novembro e é uma parceria com a ONG Visão Mundial. O evento é voltado não só para moradores do Jefferson, portanto neste dia haverá uma linha de ônibus que fará gratuitamente o trajeto entre o conjunto e o Centro da cidade em vários horários. 

Além de apresentações que são típicas da cultura negra, a Secretaria incorporou também alguns projetos fixos, como a Roda de Choro do Seu Julinho e o Entremeio Literário, para a agenda do Festival. Dessa forma, a roda de choro, nos dias 21 e 28 de novembro, homenageará compositores e instrumentistas negros. Já o Entremeio Literário trará à cidade o escritor Sacolinha para falar sobre a literatura negra e afrodescendente produzida no Brasil. 

Outra iniciativa dentro do Festival é o concurso Miss Afro Mogi 2013, que quer eleger a negra mais bonita da cidade. As seletivas serão realizadas de forma descentralizada, em locais como Parque Leon Feffer e Parque Centenário. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e preencher a ficha de inscrição que está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura. Ali já é possível definir em qual seletiva a candidata deseja participar. 

Serão cinco seletivas, das quais sairão 25 finalistas. Finalmente, no dia 29 de novembro acontece a grande final, com show musical do Grupo Funkciona e apresentação do Ballet Afro de Suzano Orun Ayé, no Ciarte. As premiações serão em dinheiro. 

Outro destaque é a Lavagem da Praça Zumbi dos Palmares, que será uma espécie de releitura da lavagem das escadarias do Bonfim e terá o encontro de comunidades tradicionais de terreiros e grupos culturais. Este evento acontece no dia 17 de novembro, às 10 horas, na praça de Braz Cubas. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi