Áurea Martins se apresenta no Theatro Vasques e abre o Festival de Culturas Negras

Imprimir PDF


Uma das maiores vozes do samba e música popular brasileira estará em Mogi das Cruzes neste sábado para um show com entrada franca no Theatro Vasques

Neste sábado (16/11), às 20 horas, será aberto oficialmente o Festival de Culturas Negras, um ciclo de eventos em homenagem à cultura negra que se estenderá até o dia 30 e reunirá shows, missas, palestras, balés, cinema e exposições, num total de 47 atrações. E, logo na abertura, o público mogiano terá uma oportunidade única: poderá assistir gratuitamente ao show da Áurea Martins, uma das mais consagradas cantoras da música popular brasileira, no Theatro Vasques. 

Nascida em Campo Grande, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, Áurea pertence a uma família de músicos e iniciou sua carreira na década de 60, participando do programa “Tribunal de Melodias”, comandado por Mário Lago e Paulo Gracindo na Rádio Nacional-RJ. Após sua apresentação, foi contratada pela emissora e passou a integrar os programas de Gracindo, César de Alencar e Manoel Barcelos, cantando ao lado dos também iniciantes Elis Regina e Peri Ribeiro.

Em 1969, foi a primeira colocada no programa “A Grande Chance”, da TV Tupi, recebendo como prêmio a gravação de um disco. Este LP, intitulado “O Amor emPaz”, foi lançado em 1972 e contou com arranjos de Luizinho Eça, acompanhamentos do Tamba Trio e a participação do escritor Paulo Mendes Campos, declamando poemas de Vinicius de Morais. No repertório estavam grandes clássicos românticos, como “Fim de Noite”, “Apelo” e “Atrás da Porta”.

Muito respeitada por colegas de calibre, como Elizabeth Cardoso, Áurea sempre manteve seu trabalho afastado da mídia, ao passo em que tinha sólida atuação como cantora na noite carioca. Dividiu o palco com grandes cantores, como Alcione, Emílio Santiago, Elza Soares, Johnny Alf, Baden Powell, Cauby Peixoto, Milton Nascimento, Ivone Lara, Leci Brandão, entre outros.

Na década de 90 Áurea participou das gravações dos songbooks de Tom Jobim e Chico Buarque, produzido por Almir Chediak. Seu segundo disco, “Áurea Martins”, só foi lançado de forma independente em 2004. Em 2008, enfim, a cantora teve o respaldo de uma gravadora e lançou no mercado o álbum “Até Sangrar”, disco que conta com as participações especiais de Francis Hime, Alcione e Emílio Santiago.

Em 2009 Áurea foi agraciada como melhor cantora no Prêmio da Música Brasileira. Em 2010 lançou mais um CD, intitulado “DePontaCabeça”, em que comemora seus 70 anos de vida interpretando somente músicas com letra de Hermínio Bello de Carvalho. Em 2012 finalmente lançou seu primeiro DVD, “Iluminante”, que é um registro do show feito com base nos dois discos anteriores.

São mais de 40 anos de carreira e um total de oito álbuns lançados. “Ficamos sabendo que a Áurea estaria fazendo uma turnê em São Paulo por esses dias, decidimos fazer o convite e ela aceitou. Será uma grande honra receber em Mogi uma cantora com tanta bagagem e tanta qualidade. Espero que o público aprecie, compareça e engrandeça não só esse, como todos os outros shows e eventos do Festival de Culturas Negras”, destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

A recomendação é para que o público retire os ingressos com uma hora de antecedência. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi