Secretaria de Cultura faz chamamento público para cadastro de artistas

Imprimir PDF

A Secretaria Municipal de Cultura está com um chamamento público aberto para o cadastro de artistas e profissionais de arte e cultura. O cadastramento, que se estende até o dia 29 deste mês, pode ser feito por artistas de todas as cidades e serve como instrumento jurídico para que esses profissionais possam ser contratados para ações e eventos da Secretaria.

Faça aqui seu cadastro

Uma vez cadastrados, esses artistas podem ser convocados para projetos rotineiros da Secretaria Municipal de Cultura, bem como ações maiores, como Virada Cultural, Expo Mogi, Festival de Inverno, Semana da Consciência Negra, Mostras e outros Festivais. O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, destaca que, para esses grandes eventos, também poderão ser feitos chamamentos específicos.

“Os projetos especiais terão um chamamento específico, então não é porque um artista não está no cadastramento geral que ele não vai participar das nossas ações maiores. Esse cadastro é uma exigência jurídica, que está sendo realizado em várias cidades, e é uma forma de facilitar o nosso trabalho sempre que precisamos contratar artistas para algum projeto. Estando nesse cadastramento, o profissional já vai estar com todas as suas informações e documentação em dia”, pontua.

Após se cadastrar, o artista passará por uma análise, com base em critérios definidos pelo edital do chamamento e passará, assim, a ter uma colocação específica dentro do cadastro. Podem se inscrever artistas dos mais diversos segmentos, como culturas populares, grupos étnico-culturais, patrimônio material e imaterial, audiovisual, culturas digitais, gestão cultural, pensamento e memória cultural, expressões artísticas, artes urbanas, ações transversais de cultura e assistentes culturais. 

Veja o edital

Além de facilitar o processo de contratação dos artistas, esse cadastro contribui também para o mapeamento de artistas, trabalho este está sendo desenvolvido pelo Sistema Nacional de Cultura por todo o país e abastece o sistema de indicadores. Desde o princípio do ano, a Secretaria Municipal vem seguindo uma série de premissas para enquadramento nas diretrizes e normas do Sistema Nacional. Os dados dão subsídio para uma análise de oferta deste mercado, além de promover uma aproximação entre os profissionais da arte e da cultura.

O cadastro pode ser feito online ou presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura, situada à Rua Coronel Souza Franco, 993, no Centro Histórico de Mogi das Cruzes, de segunda á sexta-feira, das 8h às 18h. Haverá um funcionário a disposição para auxiliar pessoas com deficiência, idosos e pessoas iletradas a preencherem o cadastro. Os dados ficarão armazenados por seis meses, até novo cadastramento. 

Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi