Secretários anunciam estrutura para garantir mais um Carnaval com segurança

Imprimir PDF



Coletiva de imprensa serviu para detalhar a infraestrutura montada para o Carnaval, com aparatos de segurança e saúde na Avenida Cívica e em Sabaúna

Os secretários municipais de Cultura, Mateus Sartori, de Segurança, Eli Nepomuceno e de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, mais o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Nemar Luis da Costa Limeira, receberam a imprensa na manhã desta segunda-feira (24/02) para detalhar a estrutura que está sendo montada para o Carnaval 2014 de Mogi das Cruzes. A prioridade da Prefeitura é garantir quatro dias de folia com muita segurança e tranquilidade para toda a família mogiana.

A festa deste ano terá dois grandes destaques: os tradicionais desfiles das escolas de samba na Avenida Cívica e o carnaval de rua em Sabaúna. Na Avenida Cívica foi montada uma arquibancada com 250 metros de comprimento e capacidade para 3 mil pessoas. Os ingressos, ao custo de R$ 3,00 cada, já estão à venda na sede da Secretaria Municipal de Cultura. Nos dias dos desfiles – 1 e 2 de março – as vendas acontecerão na bilheteria do Ginásio Municipal de Esportes, das 14h à meia-noite. O desfile das campeãs, no dia 4 de março, terá entrada gratuita.



Um efetivo de 200 profissionais, entre agentes de trânsito, agentes de fiscalização de posturas, guardas municipais, policiais militares, seguranças particulares e brigadistas, estará presente na Avenida Cívica e em Sabaúna para garantir a segurança dos foliões. Na passarela do samba, a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas estarão novamente proibidos e isso será fiscalizado, com auxílio da Unidade Móvel de Monitoramento, que estará posicionada nas proximidades da rua Masuzo Naniwa.

O trânsito de veículos estará interrompido na avenida Professor Ismael Alves dos Santos, na avenida Cívica e também na rua Masuzo Naniwa (somente trânsito local). As pessoas poderão estacionar seus veículos no entorno da área de desfiles, como na própria Ismael Alves dos Santos e também em trechos da Yoshiteru Onishi e Carlos Barattino. 

Para garantir o transporte dos foliões que acompanharem os desfiles, a Secretaria Municipal de Transportes estendeu os horários de 13 linhas de ônibus que partem do Terminal Estudantes. Haverá também quatro ônibus de reserva, para viagens antes do término de todos os desfiles. Em Sabaúna também foi feita uma adequação na linha C91, que atende o distrito. A última partida do ônibus será à 1 hora, e não às 0h40, como de costume. Além disso, haverá um veículo extra para transportar passageiros em horários alternativos.

Para quaisquer atendimentos emergenciais, a Avenida Cívica estará dotada três ambulâncias de plantão, mais o posto de apoio no Ginásio Municipal. Os foliões terão ainda 26 banheiros químicos a disposição, mais praça de alimentação e feira de artesanato na praça de acesso ao Pró-Hiper.

Em Sabaúna, haverá carnaval de rua de 1 a 4 de março. A Prefeitura, neste ano, assumiu a responsabilidade pela montagem de toda a estrutura e mantém a parceria com a Sociedade Amigos de Sabaúna (SAS) no que se refere à programação. Haverá algumas mudanças no posicionamento do palco, que agora fica voltado para a própria rua Francisco Rodrigues Matias, e não mais para a estação do trem. 

A festa no distrito também terá segurança garantida, além de praça de alimentação, banheiros químicos e atendimento médico com uma ambulância de plantão, mais a Unidade Básica de Sáude (UBS), que ficará aberta. O estacionamento de veículos, assim como em anos anteriores, não poderá ser feito na via principal de acesso ao distrito, para não impossibilitar a passagem dos ônibus.

Durante a coletiva, o comandante da Polícia Militar esclareceu que a corporação estará operando ao longo de todo o Carnaval com um reforço no efetivo, que veio de São Paulo. Serão, ao todo, 250 homens para toda a região de atuação do 17º Batalhão. “Cerca de 50% desse total estará concentrado na Avenida Cívica, que é o local de maior movimentação”, garantiu, lembrando que, já há alguns anos, essa operação especial têm garantido bons resultados na diminuição de furtos e quaisquer outras ocorrências.

A expectativa da Prefeitura, a exemplo de anos anteriores, é reunir até 10 mil pessoas em um dia de desfiles na Avenida Cívica. Já em Sabaúna, só o Pré-Carnaval, que foi realizado no último domingo (23/02), reuniu aproximadamente 5 mil foliões. 

O secretário de Cultura, Mateus Sartori, acredita que os desfiles do Carnaval deste ano irão surpreender no que se refere à qualidade, em especial devido ao programa de Carnaval, que foi realizado ao longo de 2013 e submeteu às escolas de samba a uma série de oficinas e treinamentos, tanto das partes documental e contábil quanto da parte prática. 

“Todas as escolas se preparam com antecedência. Fizemos visitas técnicas às agremiações e percebemos que algumas escolas pequenas já estavam com alas inteiras montadas meses antes do Carnaval. Isso serve para a profissionalização dessas agremiações e possibilita que futuramente elas consigam parcerias e recursos advindos de leis de incentivo e até mesmo de empresas privadas, por meio de patrocínios”, pontuou.

Sartori frisou também que o próprio regulamento do Carnaval 2014 foi discutido e sofreu alterações a partir de reuniões com os dirigentes das escolas de samba. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi