Secretaria de Estado da Cultura divulga programação musical da Virada Cultural de Mogi

Imprimir PDF

O veterano Guilherme Arantes é uma das atrações confirmadas pelo Governo do Estado para se apresentar na sexta edição da Virada Cultural Paulista de Mogi das Cruzes

A Secretaria de Estado da Cultura acaba de divulgar a lista dos músicos que foram contratados pelo Governo do Estado e se apresentarão na sexta edição da Virada Cultural Paulista de Mogi das Cruzes. O evento, que acontecerá nos dias 24 e 25 de maio, terá como destaques o veterano cantor Guilherme Arantes e a banda pernambucana Nação Zumbi. Além disso, a cidade vai receber as cantoras Ana Cañas e Yzalú, o cantor gaúcho Guri e os goianos Boogarins. A lista dos artistas locais será divulgada nesta sexta-feira (21/03) no site da Secretaria Municipal de Cultura.

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, explica que a seleção local foi feita com base no cadastramento de artistas, realizado entre novembro do ano passado e janeiro deste ano. Ele diz ainda que equipes da Secretaria entrarão em contato com os artistas selecionados e estes terão cinco dias úteis para apresentar documentação junto à SMC e confirmar, assim, a participação na Virada Cultural. “Caso os artistas não apresentem a documentação dentro do prazo, chamaremos os suplentes. Publicaremos também no nosso site os nomes dos suplentes e vamos esclarecer os casos em que, por ventura, eles tenham que ser chamados. Isso para que tudo fique muito transparente”, assegura. 

Quem abre a Virada Cultural de Mogi das Cruzes no sábado, às 21h, é o músico gaúcho Guri que lançou, no final de 2013, o seu primeiro disco solo, "Quando Calou-se a Multidão", composto por músicas autorais produzidas no início de 2012. Além de fazer parte da banda Pública, Guri ainda toca com diversos artistas, como Otto, Junio Barreto, Tita Lima, Quarto Negro, China, Flu, Martin Mendonça (Pitty/Agridoce), entre outros. 

As músicas de seu disco trazem diversas referências, de Paris Texas a riffs calcados no fuzz. Guri assina todas as composições, mas também conta com uma parceria com Guizado, outra com Eduardo Praça (Quarto Negro) e uma letra em parceria com Carlinhos Carneiro, da Bidê ou Balde. 

A segunda atração da noite, que sobe ao palco às 22h30, será a cantora Ana Cañas. Com dez anos de carreira, a paulistana de 33 anos vai mostrar em seu show o repertório de seu primeiro DVD, “Coração Inevitável”, composto por músicas próprias, como “Traidor” e “Te Ver Feliz”, e por releituras de canções consagradas na voz de outros artistas, como “Codinome Beija-Flor” (Cazuza), “La Vie en Rose” (Edith Piaf) e “Rock and Roll” (Led Zeppelin).

Fechando a primeira noite, a partir da meia-noite, Guilherme Arantes vai executar os maiores clássicos de sua carreira e também músicas do último álbum, “Condição Humana”. Multi-instrumentista, o cantor subirá ao palco acompanhado de uma super banda para interpretar canções como “Castelo do Reino”, “Cruzeiro do Sul”, “Amanhã” e “Planeta Água”, e promete emocionar a plateia.

No segundo dia da Virada em Mogi das Cruzes, às 15h30, a abertura ficará por conta da cantora e violonista Yzalú, que trará ao público sua curiosa e inovadora mistura de rap e MPB – que ela mesma costuma chamar de Música Periférica Brasileira. Em seguida será a vez dos goianos do Boogarins. Formada por amigos ainda no colégio, o show será o resultado do CD de estreia “As Plantas que Curam”, composto por músicas que bebem na fonte da psicodelia e letras repletas de sentimentos e emoções.

Para encerrar a programação da Virada em Mogi das Cruzes foi convocado o contagiante grupo pernambucano Nação Zumbi, responsável por difundir o mangue beat por todo o Brasil. Desde 1993 na estrada, o grupo influenciou diversos ícones da música brasileira, como Planet Hemp, O Rappa, Cordel do Fogo Encantado e até mesmo Sepultura.

Os fãs certamente terão a oportunidade de assistir ao vivo a banda tocando alguns dos maiores sucessos, como as canções do álbum “Da Lama ao Caos”, o primeiro e mais elogiado disco dos pernambucanos – que na época ainda tinha como vocalista Chico Science, falecido em 1997.

Todas as apresentações a Virada Cultural Paulista são gratuitas. Em breve a Secretaria de Estado da Cultura vai divulgar também as atrações de teatro, dança, circo e artes de uma forma geral. 

Sobre a Virada

A Virada Cultural Paulista é realizada em parceria do Governo do Estado de São Paulo com os municípios participantes. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural, as prefeituras custeiam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantirem a segurança e a limpeza nas áreas do evento. 

Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura também arca com a contratação de artistas locais, seguindo a política de incentivo à produção cultural local. Nas últimas duas edições da Virada Cultural Paulista, 75% ou mais do total de artistas contratados eram de Mogi das Cruzes e região.

Desde 2009, quando teve sua primeira edição, a Virada Cultural Paulista de Mogi das Cruzes já atraiu um público de aproximadamente 225 mil pessoas. Foram, no total, 360 atrações, que em 2013, por exemplo, distribuíram-se por 27 palcos. A edição do ano passado também foi a maior em termos de atrações – ao todo, o público pôde conferir 131 apresentações, em sua maioria musicais. 

A oitava edição da Virada Cultural Paulista – o maior evento cultural do interior do Estado - acontece em 28 municípios e, pela primeira vez, em dois fins de semana: metade das cidades em 24 e 25 de maio; e outra metade em 31 de maio e 1º de junho. As cidades participantes são Assis, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Ilha Solteira, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. (LMS)

Programação parcial das atrações musicais:

SÁBADO | 24 de maio
21h – Guri (Quando Calou-se a Multidão)
22h30 – Ana Cañas (Coração Inevitável)
0h – Guilherme Arantes (Condição Humana)

DOMINGO | 25 de maio
15h30 – Yzalú (Mulheres Negras)
17h – Boogarins
18h30 – Nação Zumbi
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi