Museus da cidade iniciam programação em comemoração ao Dia Internacional dos Museus

Imprimir PDF


O Museu Guiomar Pinheiro Franco é um dos espaços que receberá acervo especial, composto por itens de colecionadores da cidade, dentro da programação comemorativa dos museus

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, que acontece oficialmente em 18 de maio, a Secretaria Municipal de Cultura realizará, a partir desta terça-feira (06/05), o evento “Coleções: do particular ao museu”. A proposta é apresentar, por meio da participação de colecionadores convidados, a maior variedade possível de coleções particulares. 

A iniciativa será realizada nos museus Visconde de Mauá, Guiomar Pinheiro Franco e Expedicionários. Os visitantes poderão conferir itens como selos, brinquedos, miniaturas e louças e serão convidados a refletir sobre o ato de colecionar. O exercício remete à origem dos primeiros museus em todo o mundo, que nasceram de coleções particulares. Também em função disso, os expositores irão explicar os motivos que os levaram a iniciar suas respectivas coleções. 

“Nosso objetivo é incitar alguns questionamentos, como: que tipo de coleções estão presentes nos nossos museus? O que diferencia uma coleção particular da de um museu? Qualquer coleção particular pode se tornar acervo de museu? Contamos com a colaboração de alguns colecionadores da cidade e assim vamos compondo a mostra”, explica Roberto Lemes Cardoso, responsável pelo Departamento de Museus da Secretaria Municipal de Cultura. 

Em todo o país, a Semana Nacional dos Museus acontece entre os dias 12 e 18 de maio. O evento é feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/ Ministério da Cultura e vai gerar uma série de ações em institutos museólogos em torno do tema “Museus: as coleções criam conexões”. Somente em Mogi das Cruzes, logo, a mostra começa antes e se estende até o final do mês – os museus do município manterão as mostras até o dia 31 de maio. 

A visitação é livre e não requer agendamento prévio. Quem preferir agendar, entretanto, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone 4798-6903. Os três museus abrem de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Excepcionalmente, estarão abertos neste sábado (10/05), das 10h às 14h. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi