Caravana Brasil Instrumental chega a Mogi das Cruzes nesta quinta-feira

Imprimir PDF

João Macacão, uma das figuras mais marcantes da seresta, samba e choro da atualidade, apresenta-se nesta quinta-feira, às 20h30, no Theatro Vasques, com entrada franca

A partir desta quinta-feira (15/05) Mogi das Cruzes passa a receber grandes atrações dos gêneros do samba, choro, seresta e o melhor da música instrumental brasileira. Chega à cidade nesta data a Caravana Brasil Instrumental, uma iniciativa do Ministério da Cultura que está circulando por cinco cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo e atinge agora a reta final da temporada 2014. 

O evento servirá também para estrear oficialmente as melhorias no sistema e de som e luz do Theatro Vasques. O espaço passou recentemente por uma revitalização na parte de aparelhagem e conta agora com equipamentos digitais de última geração, voltados não só para apresentações musicais, como de todas as linguagens culturais. Além disso, o teatro está dotado também de sistema de segurança, com alarme e câmeras. 

Em Mogi serão cinco apresentações no Theatro Vasques, entre quinta-feira (15/05) e domingo (18/05), todas com entrada gratuita. O evento tem início às 20h da quinta, com show de abertura da Roda de Coro do Seu Julinho e segue às 20h30 com João Macacão e o Conjunto Paulistano. Nos dias seguintes a platéia poderá conferir shows do Panorama do Choro, Izaías e seus Chorões e o Zé Barbeiro Quinteto.

“São grandes nomes da música instrumental brasileira que estamos tendo a honra de receber na cidade. O projeto é do Ministério da Cultura, com patrocínio de uma empresa particular, via Lei Rouanet e vai permitir uma experiência única para o público mogiano, com entrada franca. Espero que as pessoas compareçam e prestigiem”, declara o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

João Macacão ou João Nicolau de Almeida, que abre a Caravana na quinta-feira após show da Rodo de Choro do Seu Julinho, é considerado uma das figuras mais marcantes da seresta, samba e choro da atualidade, bem como um dos mais virtuosos no violão 7 cordas do Brasil. Acompanhou por mais de 30 anos o seresteiro Silvio Caldas e já tocou ao lado de grandes compositores e músicos, como Orlando Silva, Altamiro Carrilho e Paulo Vanzolini. Neste show ele apresenta, acompanhado do Conjunto Paulistano, um repertório em homenagem aos grandes chorões do Brasil, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Esmeraldino Sales, num resgate ao clima das tradicionais rodas de choro do início do século XX.

Na sexta-feira (16/05), a partir das 20h30, quem sobe ao palco é o Panorama do Choro, que fará um registro e reverência ao gênero musical urbano genuinamente brasileiro ainda vivo. Formado pelos percussionistas e pesquisadores Yves Finzetto e Roberta Valente, o grupo reúne instrumentalistas de diferentes gerações e representa a produção atual do choro paulistano, com músicas compostas ou selecionadas especialmente para o disco de mesmo nome. As canções são interpretadas por seus compositores e pelo Sexteto Panorama, formado por Alexandre Ribeiro, João Poleto, Gian Corrêa, Henrique Araújo, Roberta Valente e Yves Finzetto.

Sábado (17/05) é dia do público conferir Izaías e Seus Chorões, o grupo mais antigo de São Paulo ainda em atividade, oriundo do tradicional Conjunto Atlântico de Antônio Dauria. Criado por dois dos mais geniais e requisitados músicos do país, o bandolista Izaías Bueno de Almeida e seu irmão, o violonista Israel 7 Cordas, integram-no também Marco Bailão (violão de 6), Getúlio Ribeiro (cavaquinho) e Tigrão (pandeiro). Tendo como objetivo a preservação do choro tradicional, apresentam repertório variado, com composições do final do século XIX até os dias atuais.

Já no domingo (18/05), último dia da Caravana em Mogi das Cruzes, o Theatro Vasques recebe o Zé Barbeiro Quinteto, grupo formado em 2013 com o desafio de interpretar a obra do tradicional chorão Zé Barbeiro, com uma formação instrumental do jazz. A proposta é mesclar o choro ao jazz e a leitura da obra de um dos compositores mais criativos e autênticos do choro com o improviso sofisticado dos virtuosos solistas. O grupo é composto por Zé Barbeiro (violão 7 cordas), Cesar Roversi (saxofone), Makiko Yoneda (piano), Giba Favery (bateria) e Eduardo Malta (baixo).

A Caravana Brasil Instrumental já realizou 12 aclamadas performances nas cidades de Ilhabela, São Luiz do Paraitinga e Caraguatatuba e chega agora à sua etapa final em Mogi das Cruzes e no município de Botucatu. O projeto leva os mais diversos nichos e estilos da música instrumental brasileira, promovendo o encontro de artistas que demonstram consistência, originalidade e criatividade ao público, em trabalhos de reconhecida relevância cultural.

Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)

Serviço

Caravana Brasil Instrumental
Local: Theatro Vasques

Quinta-feira (15 de maio)
20h –Roda de Choro do Seu Julinho
20h30 – João Macacão e Conjunto Paulistano

Sexta-feira (16 de maio)
20h30 – Panorama do Choro

Sábado (17 de maio)
20h30 – Izaías e Seus Chorões

Domingo (18 de maio)
19h – Zé Barbeiro Quinteto
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi