Virada Cultural Paulista acontece neste final de semana e terá 85 atrações

Imprimir PDF


O cantor e compositor Guilherme Arantes é uma das atrações da Virada Cultural Paulista deste ano, que acontece nestes sábado e domingo em Mogi das Cruzes

Neste final de semana Mogi das Cruzes recebe a oitava edição estadual e sexta municipal da Virada Cultural Paulista. O evento, que é a maior intervenção cultural simultânea do Estado de São Paulo, chega neste ano com 85 atrações de diversas linguagens culturais, que estarão distribuídas por 14 palcos da cidade. O público poderá conferir tudo gratuitamente a partir das 18 horas deste sábado (24/05), quando acontece a abertura oficial.


Os grandes destaques da programação são os shows da cantora Ana Cañas, que será às 22h30 do sábado (24/05), do compositor e cantor, Guilherme Arantes, à meia-noite do domingo (25/05) e da banda Nação Zumbi, que encerra a Virada Cultural da cidade, com show às 18h30 do domingo (25/05). Todos eles se apresentam no palco principal, que neste ano, assim como em 2013, estará na Avenida Cândido Xavier de Almeida e Souza, próximo à entrada da Universidade de Mogi das Cruzes.

No palco principal o público ainda poderá conferir atrações locais, como a cantora Aline Chiaradia, que venceu, ao lado do compositor Pedro Abib, o prêmio Prata da Casa do Festival da Canção de Mogi das Cruzes, em março deste ano. O show é as 19h30 do sábado (19/05). Outro destaque é o grupo Boogarins, atração trazida pelo Governo do Estado, que já foi destaque da revista Rolling Stone pela sonoridade psicodélica. O quarteto de Goiânia se apresenta no domingo, às 17 horas.

Para receber bem o público e garantir segurança a quem for conferir a Virada Cultural, a Prefeitura de Mogi das Cruzes organizou um amplo esquema, que conta com cerca 170 profissionais da área da segurança. Estarão presentes em todos os palcos guardas municipais, agentes de fiscalização de posturas, agentes de trânsito, brigadistas, seguranças particulares, policiais civis e militares. A Unidade Móvel de Monitoramento, da Secretaria Municipal de Segurança, também será utilizada, para apoio ao trabalho da Polícia.

Das 85 atrações, 60 são de artistas locais, sendo 56 exclusivamente de Mogi das Cruzes. Os shows acontecerão em 10 palcos municipais, mais quatro particulares que aderiram à Virada. Além do palco principal, serão utilizados os espaços públicos do Theatro Vasques, Parque Botyra Camorim Gatti, Largo Bom Jesus, Largo do Carmo, Ciarte, Largo do Rosário, Terminal Central e Cemforpe. 

A expectativa da Virada Cultural de Mogi das Cruzes deste ano é receber um público estimado em 60 mil pessoas. O evento é realizado em parceria do Governo do Estado de São Paulo com os municípios participantes – neste ano são 28 cidades participantes. O Estado arca com a contratação dos artistas e monta a programação cultural, enquanto as prefeituras financiam a montagem da infraestrutura de palco, som e luz, garantem a segurança e a limpeza nas áreas do evento. Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura também complementa a programação e investe na contratação de artistas locais, seguindo a política de incentivo à produção cultural local.

Desde 2009, quando teve sua primeira edição, a Virada Cultural Paulista de Mogi das Cruzes já atraiu um público de aproximadamente 225 mil pessoas, com um total de 360 atrações artísticas. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi