Reunião apresenta detalhes da Virada Cultural Paulista 2014 em Mogi das Cruzes

Imprimir PDF


Reunião serviu para apresentar todos os detalhes da programação da Virada Cultural, bem como os esquemas de segurança e trânsito, para garantir a tranquilidade do evento

O prefeito Marco Bertaiolli participou, na manhã desta quinta-feira (22/05), de uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Cultura, das Polícias Militar e Civil, da Secretaria de Estado da Cultura e também com o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno para a divulgação de todos os detalhes da Virada Cultural Paulista 2014 de Mogi das Cruzes. O encontro serviu também para convidar toda a população a prestigiar mais uma edição do evento e destacar o forte esquema de segurança que foi montado para garantir tranqüilidade ao longo das 24 horas de programação.

“Sempre tivemos edições muito tranqüilas aqui em Mogi, e a nossa expectativa é que neste ano tenhamos mais uma sem graves ocorrências. Por isso chamamos hoje nosso secretário de Segurança e os comandantes da Polícia da cidade para detalhar como será garantida a segurança durante o evento. Queremos mais uma vez um evento familiar, em que as pessoas possam acompanhar as atrações sem qualquer preocupação”, destacou o prefeito.

Serão, ao todo, 340 agentes de segurança trabalhando no sábado (24/05) e domingo (25/05), entre guardas municipais, policiais militares e civis, agentes de fiscalização de posturas, agentes de trânsito, seguranças particulares e brigadistas. O comandante do CPAM-12, coronel Nelson Celegatto, destacou que o efetivo durante a Virada Cultural estará reforçado, graças à vinda de profissionais de outros batalhões do Alto Tietê.

“Estaremos presentes nos locais da apresentação e também faremos, com apoio principalmente da Força Tática, abordagens em todos os trajetos que levam até a área da festa. Pedimos à comunidade para que comuniquem imediatamente a Polícia sempre que avistarem algo suspeito, que ameace o bom andamento do evento. As pessoas podem procurar o policial mais próximo ou então ligar para o 190. Estaremos operando com muita agilidade no deslocamento, então mesmo que a denúncia venha via telefone, temos capacidade de deslocar uma viatura e chegar até o local enquanto ainda dure a ocorrência”, frisou, explicando ainda que esse empenho na Virada Cultural não afetará o policiamento rotineiro, pois os profissionais que atuarão no evento foram especialmente convocados para tal. 

O comandante do 17º Batalhão da PM, coronel Nemar Luiz da Costa, reiterou o esquema tático montado. “As companhias vão manter o patrulhamento nos bairros e, no perímetro da festa, teremos um efetivo a pé, viaturas estacionadas e outras transitando nos principais corredores”, frisou.

O delegado seccional de Mogi das Cruzes, Marcos Batalha, assegurou que a Polícia Civil também estará empenhada na segurança do evento, com efetivo reforçado. “Trabalharemos com policiais que estariam de folga, convocamos todas as viaturas do Garra, o 1º e 2º Distrito Policial estarão com policiais extras, para o caso de acúmulo de boletins de ocorrência. Além disso, as delegacias especializadas também estarão funcionando”, pontuou.

A Guarda Municipal estará atuando em toda a região central. “A cada ano que passa vamos ganhando experiência e aprimorando nosso esquema de segurança. Nossa preocupação está voltada aos pontos com maior concentração de pessoas, como o palco externo, o parque Botyra, os terminais de ônibus e estações de trem, além da própria rodoviária. Em todos esses pontos haverá policiamento e atuação da Guarda Municipal. Serão, ao todo, 35 viaturas empregadas”, informou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.

Além disso, as câmeras da Central Integrada de Emergências Públicas, mais a Unidade Móvel de Monitoramento, estarão em pleno funcionamento, captando imagens e auxiliando a polícia na vigília de todos os locais. 

Para atender ao público que acompanhará as atrações, a Secretaria Municipal de Transportes incluiu partidas extras em algumas linhas do sistema de transporte coletivo da cidade. A linha E512 Terminal Estudantes – Vila Aparecida terá uma partida às 3h30, a E203 Terminal Estudantes – Conjunto Santo Ângelo atenderá os usuários às 2h30, a E103A Terminal Estudante – Jundiapeba sairá às 3h e a Linha C002 Terminal Central – circular terá partidas à 1h30, 2h30 e 3h30. 

Por conta da interdição da avenida Cândido Xavier de Almeida e Souza, que vai receber o palco principal da Virada, 19 linhas farão pequenos desvios no trajeto, utilizando como alternativas as ruas Professor Álvaro Pavan, Olegário Paiva, Manoel Bezerra Lima Filho e a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães. Por isso, elas deixarão de passar em dois pontos, na rua Carmela Dutra (próximo ao cruzamento com a Barão de Jaceguai) e na Coronel Souza Franco (entre as ruas Júlio Prestes e Dom Antonio Candido Alvarenga).

A Virada Cultural Paulista 2014 em Mogi das Cruzes terá 85 atrações distribuídas por 14 palcos. Serão cerca de 300 artistas reunidos para esta, que é a sexta edição municipal do evento. Na programação, o público encontrará atrações de música, circo, teatro, artes plásticas, fotografia, dança, literatura, artesanato e culinária. A abertura acontece neste sábado (24/5), às 18 horas, no Theatro Vasques, com a peça “Gangue”, da Cia. Definitivo Provisório. Toda a programação é gratuita. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi