Fórum Setorial do Patrimônio será realizado na próxima quarta-feira

Imprimir PDF

 

O Casarão do Carmo sedia, na próxima quarta-feira, o Fórum Setorial do Patrimônio, que busca gerar um diálogo aberto sobre políticas de preservação patrimonial no município
Na próxima quarta-feira (04/06), pessoas envolvidas ou interessadas na preservação do patrimônio do município podem participar do Fórum Setorial do Patrimônio, um evento da Secretaria Municipal de Cultura, que acontecerá no Casarão do Carmo, a partir das 19 horas. O objetivo é discutir propostas, atualizar situações já discutidas e também apresentar novidades que vão beneficiar a política de preservação do patrimônio da cidade. A entrada é gratuita e não são necessárias inscrições prévias.

Em 2013, a Secretaria de Cultura já havia realizado o Fórum de Patrimônio e Arte Popular, que tocou em assuntos referentes à preservação patrimonial do município. Agora em 2014 será possível apresentar novidades dentro desse âmbito, como por exemplo, a assinatura do projeto da Lei de Incentivo à Cultura, que no ano passado ainda estava em tramitação e será assinado nesta segunda-feira (02/06), com subsequente envio à Câmara Municipal para votação.

Outra novidade é a aprovação no Legislativo da lei que cria o Sistema Municipal de Museus, um novo dispositivo que vai beneficiar diretamente os museus da cidade, uma vez que possibilita a assinatura de convênios diretamente com a Secretaria de Estado da Cultura. 

Além disso, todos os participantes terão voz ativa e poderão colocar abertamente suas demandas, dúvidas, sugestões e críticas. Uma solicitação, por exemplo, que ficou registrada em ata no último fórum e teve visíveis avanços a partir de setembro de 2013, foi a questão da educação patrimonial. A partir do segundo semestre do último ano a Secretaria Municipal de Cultura colocou em prática seu projeto de Educação Patrimonial, o que impulsionou a visitação em museus e proporcionou a capacitação de centenas de profissionais, alunos e o público em geral. 

“Mogi das Cruzes é a única cidade do Alto Tietê que possui um conselho de preservação do patrimônio, então em comparação a outros municípios nós já estamos avançados nessa questão, mas podemos e devemos avançar. Por isso é importante que as pessoas compareçam ao fórum, coloquem suas sugestões e dêem sua contribuição, para que a gente possa fortalecer cada vez mais a política do patrimônio do município”, destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

O Casarão do Carmo fica na rua José Bonifácio, 516, no Largo do Carmo, Centro Histórico da cidade. 

Mais informações pelo telefone 4798-6900 ou no 4799-4040. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi