Biblioteca Municipal completa 66 anos com palestra e contação de histórias

Imprimir PDF

 

Biblioteca Municipal vai completar 66 anos de atividades e promoverá quatro sessões de contação de histórias, mais uma palestra, em comemoração
Na próxima quinta-feira (05/06), a Biblioteca Municipal "Benedicto Sérvulo de Santana” completa 66 anos de atividades. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Cultura organizou e vai promover quatro sessões de contação de histórias, mais uma palestra, que terão entrada gratuita e são voltadas ao público em geral. Especificamente no caso da palestra, o foco é orientar alunos do último ano do Ensino Médio, que estejam prestes a prestar vestibular.

As sessões de contação de histórias serão comandadas por Garcia e Idalina Nepomuceno, ambos mogianos. Serão duas sessões na próxima quinta-feira (05/06), mais duas na sexta-feira (06/06). No sábado (07/06), finalmente, acontece a palestra "Til (1872), de José de Alencar: o piano e a cultura caipira", que será ministrada pelo professor Rafael Puertas de Miranda.

Idalina Nepomuceno é pedagoga, professora, contadora de histórias e artesã. O interesse em atuar com a contação de histórias nasceu após ouvir as histórias de sua avó. Assim, começou a criar seus próprios fantoches e embarcou nesta área, sempre acreditando que uma boa história é passagem garantida para outros mundos, pessoas, lugares e culturas. Em suas contações, ela procura unir as histórias de forma inusitada, para proporcionar o contato direto com a imaginação e a criatividade. Além da história em si, Idalina faz dramatização com fantoches e utiliza objetos variados para sua narração. 

Já Garcia se interessou pela contação de histórias ali mesmo, na Biblioteca Municipal, após participar de oficinas da atividade. Partindo do conhecimento que tem sobre ferramentaria, ele cria bonecos e equipamentos que utiliza em suas apresentações, tornando-as mais ricas e interativas.

Rafael Puertas, por sua vez, tem como intuito preparar estudantes para o processo seletivo das universidades, além de propiciar um espaço de discussão constante entre os amantes da boa literatura. Quem participar da palestra vai receber gratuitamente uma folha de estudos denominada "Marmita Literária", material este produzido por Puertas, que contém relatório crítico, curiosidades, questões e excertos de obras literárias.

A Biblioteca Municipal fica aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Voltada principalmente à pesquisas estudantis e empréstimo de livros de literatura, ela atende também a população de uma forma geral, disponibilizando obras de diversas áreas de conhecimento. A consulta é gratuita e de livre acesso. Para se associar é preciso ser morador de Mogi das Cruzes, apresentar duas fotos 3x4 cm, documento de identidade e comprovante de residência. Menores devem ter o acompanhamento de seus responsáveis legais. 

Não é necessário se inscrever previamente para as sessões de contação de histórias ou para a palestra. Basta chegar na data e horário marcados. Mais informações pelo telefone 4725-4398. (LMS)


Programação - 66 Anos da Biblioteca Municipal
***Entrada gratuita

Quinta-feira (05/06)
10h | Contação de Histórias, Idalina
15h | Contação de Histórias, Garcia

Sexta-feira (06/06)
10h | Contação de Histórias, Idalina
15h | Contação de Histórias, Garcia

Sábado (07/06)
15h | Palestra: "Til (1872), de José de Alencar: o piano e a cultura caipira", Prof. Rafael Puertas de Miranda
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi