Mostra de artistas mogianos e Oficina Divineira também são atrações da quermesse do Divino

Imprimir PDF

 

Mostra Denerjânio Tavares de Lyra e Oficina Divineira são os destaques da Secretaria de Cultura na Festa do Divino Espírito Santo deste ano
Além das atrações culinárias e apresentações musicais já típicas da quermesse da Festa do Divino Espírito Santo, os visitantes da festa neste ano encontrarão duas outras ações que levam ainda mais arte e tradição ao evento. Trata-se da Mostra Denerjânio Tavares de Lyra, iniciativa que se repete há 21 anos e a Oficina Divineira, existente desde 2009. Ambos contam com o apoio e a organização da Secretaria Municipal de Cultura.

Realizada diretamente com artistas mogianos, a Mostra Dejerânio Tavares de Lyra envolve 18 profissionais e tem como tema “A Festa do Divino através da Arte”. Desde 2013, ela passou a integrar o Projeto Oficina Divineira, que está em sua sexta edição. O objetivo da Oficina, que conta com a participação de 33 artistas e artesãos de Mogi das Cruzes é valorizar e incentivar a preservação do patrimônio cultural da cidade. 

Todas as obras expostas foram produzidas seguindo a temática da festa. Assim, quem visitar o estande poderá conhecer e adquirir produtos artesanais elaborados com temas religiosos e divineiros, tais como mandalas, guirlandas, broches, pingentes, pulseiras, oratórios, estandartes, bandeiras, camisetas, ponteiras de mastro, esplendores, telhas decoradas, agendas, cadernetas, toalhas, terços, chaveiros, caixas e muito mais.

“Além de ajudar os artistas e a festa, já que os artistas ganham mais um espaço para divulgar e vender seus trabalhos e parte da renda obtida com a venda dos artigos é revertida para a festa, a Mostra e a Oficina são ferramentas de educação patrimonial. Contemplar ou adquirir esses artigos significa estabelecer contato com a história cultural do município, então também é uma forma de ampliar repertório e atinar para a importância da preservação do patrimônio”, destaca Teresa Christina Vaz, diretora de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura.

Os artistas que integram a mostra são Adelaide L. Swettler, AnaMarB, Antonio Lúcio de Lima, Celia Boratto, Cida Varella, Costa Neves, Danusa Alberti, Doralice Ramos, Elisa Dutra, Iza Leão, Kayky Kenui, Lígia Marangoni, Luiza Kraus, M. Teresa Fusco e Mello, Maria Ferreira Neto, Moacyr Palhares, Nerival Rodrigues e Olga Nóbrega. 

Já da Oficina Divineira estão participando Alba Nélede, Aminadabe de Paula, Ana Claudia Paes, AnaMarB, Andrea Nunes, Angela Peral, Antonio Lúcio de Lima, Celia Boratto, Cris de Lima, Dirce Martins, Diva Vieira, Elisete Ortiz, Eunice Mance, Guiomar Gomes Pereira, Leila Garcia, Lenir Assis, Luiza Kraus, Magda Dotti, Manoel Macedo, Maria de Fátima Costa, Maria de Fátima Oliveira, Maria Inês de Souza, Mariah Soares, Maru Meneses, Pilar Vilugron, Regina Kato, Sandra Dominguez, Sandra Lopes, Sol Trajano, Suli Guazelli, Toninho Pereira e Yukie Nisiyama.

A entrada em toda a área de festa é franca. A quermesse do Divino, instalada na área do Pró-Hiper, funcionará diariamente até o próximo domingo (08/06). De segunda a sexta-feira ela abre às 18h30 e, aos sábados e domingos, a partir das 14 horas. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi