Funcionários da Secretaria Municipal de Cultura darão oficinas à população

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Além das 650 vagas abertas para as Oficinas Culturais e Artísticas, que fazem parte da programação do Festival de Inverno Serra do Itapety, neste ano a população terá ainda mais opções de aprimorar seus conhecimentos, com oficinas que serão ministradas pelos funcionários da Secretaria Municipal de Cultura, dentro do projeto Diálogo Aberto. A ideia foi aproveitar o conhecimento específico de cada servidor e compartilhar isso com a comunidade. 


A população poderá, por exemplo, aprender como funciona a questão da aprovação de projetos arquitetônicos em imóveis históricos do município. O arquiteto urbanista Ubirajara Nunes explicará aos participantes como é esse processo, desde as verificações preliminares das documentações a serem apresentadas ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Comphap), até as restrições que são impostas na área do entorno das Igrejas do Carmo e também em Zonas Especiais de Interesse Urbanístico (ZEIU). 

Já o coordenador do Projeto de Educação Patrimonial “A Escola no Museu”, Roberto Lemes Cardoso, vai ministrar a oficina “Minha Casa é um Museu”, que tem como objetivo despertar nos participantes a consciência sobre a preservação e conservação do patrimônio, desenvolvendo conceitos como a importância histórica e o colecionismo, além da rotina de conservação e atendimento em museus. 

Aos artistas que desejam entender um pouco mais como é o processo de cadastramento e mapeamento dos artistas da cidade, é possível participar da oficina, que será comandada pelo músico Michael Meyson Bezerra da Silva. A meta é esclarecer a todos o porquê desse cadastramento, como é possível se inscrever e quais são os mecanismos e critérios envolvidos neste dispositivo, que foi adotado pela Secretaria Municipal de Cultura a partir do fim do ano passado.

Quem já trabalha com arte, mas deseja aumentar a lucratividade com a venda do que produz, pode se inscrever na Oficina “Sua Arte, Seu Negócio!”, que será comandada pela Diretora de Fomento da Secretaria de Cultura, Teresa Christina Vaz. O foco é falar sobre a comercialização de produtos culturais, principalmente os voltados às artes plásticas e ao artesanato.

Ainda nessa premissa de se profissionalizar, ganhar autonomia e aumentar a renda com produtos de cunho cultural, a diretora da Secretaria de Cultura, Margarete Silvestrini, vai ministrar a oficina “O que a iniciativa privada espera do seu projeto”. Na aula, ela vai levar ao conhecimento do empreendedor cultural qual é o olhar do empresário no momento de apoiar um projeto, explicando como deve ser a abordagem, qual a linguagem a ser utilizada e todos os recursos necessários para conseguir patrocínio. 

Já o secretário, Mateus Sartori, vai comandar a oficina “Elaboração de Projetos Culturais: Conceitos”, que é voltada para artistas e empreendedores culturais em busca de troca de experiências na formatação de projetos culturais, bem como a participação em editais e Leis de Incentivo.

Pessoas interessadas em conhecimentos básicos sobre iluminação cênica também terão uma chance de saber mais a respeito, com a oficina “Conceitos Básicos de Iluminação Cênica”. O encontro apresentará uma visão geral sobre iluminação, abordando o desenvolvimento dos equipamentos e das lâmpadas, suas funções e feitos em uma cena, entre outros. O mesmo será feito para os conceitos básicos de sonorização.

O bibliotecário da Secretaria, Auro Malaquias, vai apresentar o processo de construção de um livro, da concepção à edição, na oficina “Escrever o seu livro: detalhes de um processo”. Nela, os participantes aprenderão todos os aspectos básicos referentes à publicação de um livro, para todo tipo de escritor. A ideia é desmistificar conceitos e encorajar as iniciativas de publicações, com o debate de questões como motivação para escrever, escolha do estilo literário e seleção de títulos.

Aqueles que desejam impulsionar suas ações culturais por meio de fanpages podem participar da oficina “Redes Sociais: sua arte na rede”, que será ministrada pelos auxiliares administrativos, Simone Camargo e Eduardo Fontes e vai abordar métricas, monitoramento e alcance das publicações nas redes sociais, além de  produção de material de divulgação virtual e impresso. A estagiária Leila Sampaio da Silva, por sua vez, cuidará da oficina “Memória=Museu”, que discutirá o papel do museu enquanto instituição, no sentido de preservar, conservar, expor e pesquisar a memória coletiva.

As inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria de Cultura (Rua Cel. Souza Franco, 993). Mais informações no telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

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