Banda Sinfônica se apresenta no Festival de Inverno na próxima terça-feira

Imprimir PDF


O concerto “Festival Sinfônico” será realizado no Theatro Vasques às 20h30 e apresentará nomes importantes do cenário musical.

A Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, fruto do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio de sua Secretaria de Educação, participará do Festival de Inverno Serra do Itapety 2014 na próxima terça-feira (15/07). A apresentação, que recebeu o título de “Festival Sinfônico”, será no Theatro Vasques, às 20h30. 

O grupo se apresentou pela primeira vez na programação da Virada Cultural em maio e surpreendeu pela qualidade do trabalho em pouco mais de dois meses de ensaio. A Banda conta com 120 músicos, entre alunos, monitores e coordenadores do projeto, iniciado em setembro de 2011 em oito escolas municipais. No início deste ano, uma seleção escolheu os alunos que mais se destacaram em audições realizadas entre estudantes de todos os núcleos. 

Pelo projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, os alunos têm aulas de musicalização no horário de aula e no contraturno é oferecido o ensino sinfônico com aulas de instrumentos musicais de sopro e percussão, como flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, eufônio e tuba. Cerca de 5 mil crianças são atendidas. 

“A dedicação das crianças nos surpreende a cada apresentação. A música tem sido um elemento importante na aprendizagem destas crianças e contribuído para sua formação integral como cidadã”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal. A Banda, sob a regência do maestro Daniel Bordignon que também é coordenador do projeto, optou por trabalhar a boa música sinfônica com gêneros musicais variados. 

O concerto “Festival Sinfônico” apresentará nomes importantes do cenário musical, como de James L. Hosay, James Barnes, Samuel R. Hazo, Jan Van Der Roost, James Newton Howard, Hans Zimmer, Larry Daehn e Paul Murtha. Grande parte das obras é original para sopros sinfônicos, com riquezas de cores rítmicas e melódicas e contrastes pulsantes. “A música sinfônica para sopros começou a ser escrita a pouco mais de 100 anos e já acumulou um grande acervo de belas obras e grandes compositores no mundo”, explicou o maestro. (KCB)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi