Ópera e música raiz são destaques deste final de semana do Festival de Inverno 2014

Imprimir PDF

A Ópera Madame Butterfly, grande destaque da programação do Festival neste final de de semana, faz uma releitura da famosa ópera, incorporando elementos de teatro

Neste final de semana, os apreciadores de ópera e música raiz têm duas atrações imperdíveis pela programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2014. A primeira, nesta sexta-feira (18/07) é o show com a cantora Mariangela Zan. A artista, que é filha do acordeonista e compositor Mário Zan, tem uma longa trajetória junto a música e já se apresentou em edições anteriores do Festival de Inverno, sempre com grande público.


Em carreira solo desde 2007, Mariangela Zan tem por hábito se apresentar pelo circuito Sesc, em praças públicas e centros culturais. Estudiosa da cultura brasileira, do folclore e dos diversos segmentos da música popular brasileira, em especial a música raiz, ela traz ao seu show diversos elementos dessa cultura, como folia de reis, catira e canções tradicionais do estilo caipira, que foram eternizadas ao longo das décadas nas vozes de grandes ícones da música.

A apresentação, recheada de sucessos do cancioneiro e famosas modas de viola, é voltada a todas as idades e começa às 20h30 no Theatro Vasques. 

Já no sábado (19/07), a grande atração fica por conta da Ópera Madame Butterfly, que será apresentada também às 20h30 no Theatro Vasques. A adaptação faz uma releitura da famosa ópera, incorporando elementos de teatro, como falas e entonações típicas, às características líricas. 

O espetáculo, trazido à cidade numa parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, ambienta-se entre os anos 1904 e 1928 e conta a história de Madame Butterfly, sob o ponto de vista do que aconteceu com o filho de Cio-Cio San e Benjamim Pinkerton, depois que o casal é levado para a América. A narrativa também aborda a trágica história de sua mãe, anos mais tarde. 

Com direção de Cleber Papa, a montagem apresenta os principais trechos musicais da ópera original, ligados por um texto teatral. A direção artística é de Rosana Caramaschi e a direção musical é do maestro convidado Branco Bernardes, responsável também pela adaptação das partituras originais.

O espetáculo tem uma hora e meia de duração e classificação indicativa de 14 anos. Para todas as apresentações no Theatro Vasques, a recomendação é chegar com uma hora de antecedência, para fazer a retirada dos ingressos.

Além dessas duas grandes atrações, o Festival de Inverno tem outras 11 apresentações artísticas até este domingo (20/07). Uma delas é o coral Musicativa, que sobe ao palco do Theatro Vasques neste domingo, às 19 horas. O grupo leva ao público o programa Sem Fronteiras, com um repertório formado por onze canções, em nove diferente idiomas. 

No programa, estão canções da renascença, coro de ópera, música popular brasileira, temas de filmes e música sacra. São, ao todo, 56 integrantes do coral e, na regência, revezam-se os maestros Sergio Wernec e Cleber Felipe. As canções serão acompanhadas no piano por Johnny Guerra. 

Sabaúna

Neste domingo o Festival de Inverno chega à Sabaúna. Serão quatro atrações de música, cinema e uma exposição, que se estenderão das 10 horas até o final da tarde. No próximo dia 25 o distrito volta a receber apresentações, dessa vez de teatro e dança, pela parceria com o Projeto Circula Brasil, da Fundação CSN. 

O Festival de Inverno segue até o dia 27 de julho e ainda vai se fazer presente em locais como Jardim Layr, Jundiapeba e o Conjunto Jefferson da Silva. Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi