Inscrições continuam abertas para o Festival de Teatro Estudantil 2014

Imprimir PDF

Festival de Teatro Estudantil vai acontecer no mês de setembro e os interessados podem se inscrever até o dia 15 de agosto
A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, continua com inscrições abertas para o Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes 2014 – o Festemc. O evento será realizado no mês de setembro, no Ciarte e Theatro Vasques e tem por objetivo fomentar o fazer artístico nas escolas, estimulando as produções estudantis e amadoras de teatro, além de promover a integração do grupo escolar, formar público e proporcionar a arte-educação.

As escolas interessadas têm até o dia 15 de agosto para preencher o formulário, que está disponível no site da Secretaria de Cultura, ou então procurar pessoalmente a Secretaria, na rua Coronel Souza Franco, nº 993, no Centro Histórico. Podem se inscrever grupos formados por alunos matriculados em unidades escolares públicas ou particulares, de ensino médio ou fundamental, situadas ou não em Mogi das Cruzes. O corpo técnico dos grupos que desejam se inscrever (direção, iluminação e sonoplastia) não precisa ser formado por alunos.

Os espetáculos inscritos precisam ter, no mínimo, 25 minutos de duração. É possível que uma mesma escola inscreva mais de um, porém cada grupo teatral só poderá participar com uma peça. Cada grupo pode ter ainda até dois ex-alunos no elenco, desde que eles tenham concluído seus estudos na mesma unidade de ensino e queiram contribuir artisticamente. 

No momento da inscrição, além do preenchimento do formulário, será preciso apresentar comprovante de matrícula do elenco artístico, sinopse do espetáculo e material de divulgação (foto e release). Adicionalmente, pelo menos dois membros do elenco precisam participar das capacitações artísticas que por ventura sejam oferecidas. Uma vez selecionados, os grupos serão comunicados sobre o local, data e horário da apresentação, e ficam responsáveis por eventuais adaptações ao espaço de cultura apontado.

Quinze categorias serão premiadas com troféus, porém todos os participantes receberão certificados. O júri será formado por dois profissionais da área artística e cultural que tenham envolvimento com teatro, mais um funcionário da Secretaria Municipal de Cultura. Os dois primeiros serão retirados do cadastro de profissionais da Pasta. O espetáculo campeão será apresentado no dia 25 de setembro, às 20 horas, no Theatro Vasques, com entrada franca. 

O Festemc já está presente no circuito cultural de Mogi das Cruzes desde a década de 90. Ele foi instituído pelo Teatro Experimental Mogiano (TEM) e assumido, entre os anos de 2010 e 2013, pelo grupo TWL – Ousadia. Atualmente o Festival Estudantil recebe a tutela da Secretaria de Cultura, como forma de reconhecimento da história do teatro estudantil na cidade e estímulo à continuidade dessa prática. 

Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi