Secretário Sartori vai representar a Grande SP na elaboração do Plano Estadual de Cultura

Imprimir PDF

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, foi escolhido para ser o representante da Grande São Paulo na comissão de elaboração e redação do Plano Estadual de Cultura
O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, participou, nesta quinta-feira (31/07) de uma reunião na Secretaria de Estado da Cultura, para iniciar o processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura do Estado de São Paulo. Após eleição realizada no local, Sartori foi escolhido pelos presentes para se tornar o representante das cidades da Grande São Paulo na Comissão de Sistematização de Informações, Elaboração e Redação do Plano Estadual de Cultura.

“Realizaremos encontros para ouvir a população em todas as cidades do Alto Tietê e Grande São Paulo, reunindo todas as demandas do setor cultural. Após a sistematização dessas propostas, levaremos à Secretaria de Estado da Cultura, para somar com as demais regiões do Estado”, declara o secretário, que participará, no dia 25 de agosto, de uma capacitação realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina sobre gestão pública e direcionamentos para elaboração de planos de cultura.

“Essa oficina e todo esse processo trará bagagem para darmos continuidade à construção do nosso Plano Municipal de Cultura, trabalho este já iniciado em 2013, com recolhimento de propostas nos fóruns, conferências e círculos de diálogos realizados até o momento”, acrescenta Sartori.

Durante a reunião em São Paulo, que contou com a presença de representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, do ProAC, além de cidades do Alto Tietê, região do ABC e da cidade de Embu Guaçu, o secretário falou um pouco sobre o trabalho que está sendo realizado há vários meses, em parceria com representantes do setor cultural de cidades vizinhas, para a viabilização do Circuito das Artes do Alto Tietê. O projeto já passou pelo crivo do Condemat e a proposta é criar uma rede regional de circulação artística, fomentando a cultura nas cidades da região. 

Plano Estadual de Cultura

O Plano Estadual de Cultura é um importante documento para o planejamento da política cultural de São Paulo nos próximos dez anos. Nesta primeira etapa estão sendo realizadas reuniões regionais, para a escolha dos representantes da Comissão de Sistematização de Informações, Elaboração e Redação do Plano Estadual de Cultura. As reuniões estão sendo organizadas pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as secretarias municipais. 

Os encontros, que são abertos à sociedade civil e à toda a classe artística, tiveram início em julho e se propõem a discutir os encaminhamentos para a elaboração do Plano Estadual de Cultura, tendo como referência as propostas aprovadas na Conferência Estadual de Cultura 2013. 

Em sua totalidade, a Comissão será constituída por 42 membros – sendo 20 deles escolhidos diretamente nestes encontros regionais. Outros nove serão indicados por organizações ligadas às comunidades LGBT, negra, indígena, das pessoas com deficiência, entre outros; mais 10 representantes de linguagens e segmentos culturais diversos; e outros três membros que serão escolhidos a critério do secretário de Estado da Cultura.

Caberá aos membros da Comissão discutir objetivos, diretrizes e metas que constarão no Plano Estadual de Cultura, bem como redigir todas as partes que constituirão a proposta final. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi