Inscrições estão abertas para exposição de arquitetura e urbanismo no Casarão do Chá

Imprimir PDF


 

Casarão do Chá, reaberto há pouco de dois meses, tem atraído grande público e vai receber exposição de arquitetura em setembro.
A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Casarão do Chá e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP, convida os profissionais da arquitetura e urbanismo, bem como estudantes de arquitetura e/ou edificações da cidade de Mogi das Cruzes, a inscreverem seus projetos arquitetônicos na exposição intitulada “A Arte na Arquitetura”. A mostra será realizada no Casarão do Chá, de 7 a 28 de setembro de 2014 e integra as comemorações dos 454 anos da cidade de Mogi das Cruzes. 

Veja o convite e todas as normas

A exposição tem como principal objetivo apresentar as obras arquitetônicas com um olhar artístico, de modo que o processo de criação, conceito e singularidade de cada projeto arquitetônico seja visto como uma obra de arte. É também uma oportunidade de reunir estudantes e profissionais da área, promovendo a troca de experiências, além de divulgar o Casarão do Chá, que foi reaberto ao público há pouco mais de dois meses, como local de visitação e acesso à cultura. 

As inscrições ficam abertas até as 18 horas do dia 20 de agosto . Inscrições prorrogadas até o dia 26 de agosto. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, apresentar currículo profissional ou de estudante, mais os painéis que devem ser expostos em formatos impresso e digital, com um breve texto informativo. Precisam ainda assinar declaração atestando a autoria do projeto. O material deve ser entregue em envelope na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Coronel Souza Franco, 993, Centro Histórico).

Cada arquiteto ou estudante pode inscrever mais de um de projeto, porém ele será contemplado com no máximo dois. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma comissão composta por arquitetos da Secretaria de Cultura e do CAU/SP, com base em critérios como clareza, originalidade, contemporaneidade, adequação ao espaço expositivo, oportunidade e estética. O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de agosto. 

O Casarão do Chá está localizado na Estrada do Chá, cx 05, com acesso pela estrada do Nagao, km 3, no Cocuera. O imóvel é um ícone da arquitetura japonesa, erguido em 1942 pelo mestre-carpinteiro Kazuo Hanaoka e restaurado recentemente, por meio de um longo e meticuloso processo que consumiu quase 10 anos. 

A casa serviu originalmente para produção e beneficiamento do chá e, na década de 80, foi tombada pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naiconal (Iphan). Desde 1997, o Casarão está sob os cuidados da Associação Casarão do Chá, presidida pelo ceramista Akinori Nakatani, que conduziu todo o processo de restauro. 

Mais informações sobre as inscrições para a exposição podem ser obtidas no telefone 4798-6900. (LMS)

 



Convite aberto 
Anexo I: ficha de inscrição
Anexo II: modelo de carimbo 
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi