Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes tem início nesta quinta (11)

Imprimir PDF

"O Auto da Compadecida", Grupo Protuberância de Teatro - alunos da Etec Presidente Vargas


Nesta quinta-feira (11/09) a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, abre a programação do 1º Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes (Festemc). Até o dia 25 de setembro o público poderá conferir dez espetáculos teatrais que serão apresentados no Theatro Vasques, todos com entrada gratuita. A cerimônia de premiação e encerramento do Festival será no dia 20 de setembro e, no dia 25, acontece a apresentação do espetáculo vencedor do festival. 


Presente no circuito cultural de Mogi das Cruzes desde a década de 90, o Festival foi inicialmente instituído pelo TEM – Teatro Experimental Mogiano e assumido pelo grupo TWL – Ousadia entre 2010 e 2013. Atualmente ele recebe a tutela da Secretaria Municipal de Cultura, como forma de reconhecimento da história do teatro estudantil na cidade.

O objetivo principal é fomentar o fazer artístico nas escolas e estimular as produções estudantis e amadoras de teatro na cidade de Mogi das Cruzes. O festival também se propõe a promover a integração do grupo escolar, a geração de público para atividades culturais, incentivo e motivação para práticas artísticas e o estímulo à arte-educação.

O primeiro espetáculo a ser apresentado é “Isadora”, do Grupo de Teatro Metamorfose, da Escola Estadual Dagoberto José Machado. A peça conta a história de uma mulher perturbada que tenta fazer de suas lembranças a justificativa para uma vida conturbada e aparentemente infeliz. Por meio de uma linha de tempo psicológica, a protagonista Isadora mostra ao público, segundo sua ótica, os possíveis caminhos que podem fazer de uma pessoa admiravelmente imponente, vítima de seu pior inimigo: a solidão. A recomendação é 15 anos e a montagem, tem 35 minutos de duração. 

A programação segue com a peça “Romeu e Julieta”, do Grupo Provisório de Pesquisa PA2, que é do Teatro Escola Macunaíma, da capital paulista e faz uma participação especial no Festemc. De recomendação livre e 60 minutos de duração, o espetáculo traça um paralelo com a clássica história e celebra a trajetória do amor em suas impossibilidades. 

“Isadora” será apresentado nesta quinta-feira (11/09) e “Romeu e Julieta” nesta sexta-feira (12/09). Ambos serão às 20 horas e a retirada de ingressos será no próprio Theatro Vasques, uma hora antes do início dos espetáculos.

As apresentações do Festemc continuam na próxima segunda-feira (15/09), com espetáculos como “Os Deslocados”, do Grupo Parada Artística, “O Auto da Compadecida”, do Grupo de Rates Cênicas Brasilis, “Homens Libertem-se”, do Grupo Ouvir Ver e “A Coroa da Morte”, do Grupo Canalhas. Estes três últimos serão apresentados na quarta-feira (17/09), em horários variados.

Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi