Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes fará concerto especial de cordas

Imprimir PDF

O concerto de terça-feira da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes vai privilegiar os violinos, violas, violoncelos e contra baixos
A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes apresentará, na próxima terça-feira (16/09), um concerto especial de cordas, no Theatro Vasques. O espetáculo vai privilegiar os violinos, violas, violoncelos e contra baixos, que formam o naipe de cordas da Orquestra Sinfônica. Além disso, o concerto terá a participação especial da violonista Carolina Colepicolo, que será a solista da peça La Stravaganza em Sol Maior, de Antonio Vivaldi.

Carolina tocará o violino barroco, instrumento que se assemelha ao violino moderno, porém possui algumas peculiaridades, como o fato de ser tocado com corda de tripa de cordeiro, material este que proporciona um som refinado e diferenciado, remetendo à época em que se valorizava mais a qualidade sonora, em detrimento da potência. Isso porque os instrumentos de antigamente eram feitos para pequenas salas de concerto, o que também influenciava na afinação dos mesmos, mais baixa do que as empregadas nos instrumentos modernos. 

“A afinação chega a ser meio tom abaixo em comparação à afinação tradicional. Também não usa, em geral, o apoio para o ombro, que é a tradicional espaleira”, detalha o coordenador musical e maestro da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, Lélis Gerson. 

O repertório será composto por outras duas peças de grande importância para a compilação de cordas, que é o Concerto de Brandenburgo número 3, de Bach e os Quatro Momentos, do compositor brasileiro Ernani Aguiar. Além disso, haverá uma música surpresa no final, por meio da qual será possível evidenciar toda a versatilidade de uma orquestra de cordas. 

“As pessoas costumam pensar que só é possível tocar música clássica com instrumentos de cordas. Esta música de encerramento do nosso concerto vem justamente para mostrar que isso não é verdade. É possível alcançar uma enorme versatilidade musical com uma orquestra de cordas”, acrescenta o maestro.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes é gerida pela Associação Orquestra Sinfônica e já se apresentou ao lado de nomes consagrados da música brasileira, como Ivan Lins, Milton Nascimento, Elba Ramalho, Toquinho, Moraes Moreira, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Fábio Jr., Jorge Vercilo e a dupla Palavra Cantada. 

O concerto terá entrada gratuita. A recomendação é chegar ao local com uma hora de antecedência para fazer a retirada dos ingressos. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi