Mostra de arte abre a programação da Primavera 60 Mais Mogi, em homenagem à terceira idade

Imprimir PDF


O prefeito Marco Bertaiolli, ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, prestigiou a abertura da Mostra de Arte 60 Mais Mogi

O prefeito Marco Bertaiolli participou, ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, da abertura, na noite desta sexta-feira (26/09), da Mostra de Arte 60 Mais Mogi “Wanda Coelho Barbieri”, no Terminal Central. A exposição conta com 80 obras de 30 artistas da terceira idade de Mogi das Cruzes e abre oficialmente a programação Primavera 60 Mais Mogi, organizada pela Coordenadoria Municipal do Idoso, em homenagem ao Dia Mundial do Idoso, que será comemorado em 1º de outubro. 

Composta por telas de tema livre, a mostra tem por objetivo expor a capacidade criativa e a vitalidade dos idosos da cidade. Exatamente por isso, o evento homenageia Wanda Barbieri, artista plástica da cidade que faleceu em 5 de março deste ano e teve riquíssima produção artística durante a terceira idade. Depois que se aposentou, Wanda fez dezenas de pinturas em porcelana e óleo sobre tela, integrou o Grupo Feminino de Artes Plásticas e ainda publicou duas coletâneas de crônicas e poesias.

“Ficamos especialmente agradecidos quando, por solicitação das artistas integrantes do Grupo Feminino de Artes Plásticas, foi feita esta homenagem. Se viva, minha avó certamente estaria aqui expondo suas obras e tenho convicção de que, de alguma forma, ela está aqui apreciando essa mostra, como todos nós”, destacou o prefeito, Marco Bertaiolli. 

Além da mostra que leva seu nome e fica no Terminal Central até 19 de outubro, Wanda Barbieri será tema também de uma roda de conversa no dia 8 de outubro, mediada pelas artistas plásticas Ana Maria Barbosa e Olga Nóbrega, que ainda integram o Grupo Feminino de Artes Plásticas. A apresentação, intitulada “Vida e Arte da Artista Plástica Wanda Coelho Barbieri”, será às 15 horas, no mesmo local onde está a mostra.

Bertaiolli lembrou ainda de equipamentos públicos que estão sendo construídos para o público da terceira idade, como é o caso da Vila Dignidade e do Centro Dia do Idoso e falou ainda sobre a escolha do Terminal Central como local para a Mostra 60 Mais Mogi. “Nada mais adequado do que popularizar a arte nesse galpão de acesso ao Terminal Central. Este local foi resgatado, revitalizado e aqui, por meio dos painéis, mostramos um pouco da história da indústria de Mogi das Cruzes. Ele já é, portanto, um espaço permanente de exposição”, falou. 

O chefe do Executivo destacou, por fim, que a comemoração do Mês do Idoso deve acontecer em caráter anual e que as obras produzidas por artistas plásticos da terceira idade de Mogi das Cruzes devem ser levadas a outros espaços. “Estamos nos empenhando muito para conseguirmos, até o final deste ano, promover a primeira exposição artística no prédio da Vivo, que locamos recentemente e vamos transformar em um centro cultural no coração da cidade, bem ao lado do marco zero da cidade. Quero convidar todos os artistas que estão participando dessa mostra a também fazerem parte dessa outra exposição”, acrescentou.

A programação da Primavera 60 Mais Mogi tem mais de 150 atrações no total, entre baile, shows, apresentações musicais, serviços de saúde e estética, palestras médicas e atividades esportivas, sempre protagonizadas por membros da terceira idade. Na próxima quarta-feira (01/10), por exemplo, acontecerá a apresentação do Coral Arco Iris, regido por Raphael Pereira Rodrigues, às 18 horas e no dia seguinte, quinta-feira (02/10), será a vez das atrizes Clarice Jorge, Maria Sabrinskas e Sandra Stavale se apresentarem, com a intervenção “Arte & Poesia”, também às 18 horas. Ambas as atrações serão no Terminal Central.

“Mogi das Cruzes possui um índice de envelhecimento hoje maior do que o do Estado de São Paulo. Estimamos que existam hoje na cidade cerca de 47 mil idosos, um número que cresceu vertiginosamente nos últimos cinco anos. Podemos dizer, então, que a população idosa é a que mais cresce no município. Isto é o resultado direto de políticas públicas para os idosos que estão dando certo, mas também gera um grande desafio para os gestores públicos. Nosso maior objetivo é conquistar a velhice ativa e por isso estamos realizando este Mês de Idoso”, destacou o coordenador municipal do Idoso, Nelson Albissú. 

Durante a abertura da mostra, a apresentação musical ficou por conta do coral Cecan, com o tema “Viva Vida” e regência de Alex Sandra Grossi. A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Eliana Mangini, do secretário-adjunto, Edson dos Santos, da secretária-adjunta de Cultura, Maria Lúcia de Freitas, mais o secretário municipal de Gestão, Marcos Regueiro, secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoxi Xiol e a secretária-adjunta da Educação, Valéria Campolino, outras autoridades e o público em geral. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi