Casarão do Carmo e Museu Guiomar estão com exposições abertas à população

Imprimir PDF

O Casarão do Carmo está com duas exposições que ficam até o final de outubro e, no museu Guiomar Pinheiro Franco, a mostra se estende até 30 de novembro
Os apreciadores de arte de Mogi das Cruzes podem conferir, até o final dos meses de outubro e novembro, exposições artísticas no Casarão do Carmo e museu Guiomar Pinheiro Franco, no Centro Histórico do município. Só no Casarão, são duas mostras distintas, que mesclam aspectos da primavera com uma homenagem ao Dia Mundial do Idoso. Já no museu Guiomar, o destaque é a exposição “Guiomar Pinheiro Franco: uma vida, uma história”, em alusão ao centenário da eminente figura que dá nome ao museu.

Desde 23 de setembro, dia em que a primavera teve início, o corredor de entrada do Casarão do Carmo se coloriu, com a exposição “Cores e Flores: a primavera de Luiza Kraus”. Composta por telas que retratam flores, a mostra revela toda a sensibilidade e talento da artista que, além de pinturas a óleo, dedica-se ao artesanato, bordados, entrelaçamentos, fuxicos, patchwork, entre outras técnicas. A produção de Luiza passa por tapetes, camisetas, bonecas, broches, além da participação no grupo Oficina Divineira. Seus quadros podem ser apreciados de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 31 de outubro.

O Casarão do Carmo também está recebendo, desde o dia 25 de setembro, uma mostra artística, de título “A Casa do Bisavó”. A exposição faz parte das comemorações do Dia Mundial do Idoso, que será celebrado oficialmente nesta quarta-feira (01/10). Com o objetivo de reverenciar a família, especialmente as pessoas mais idosas, a mostra busca ambientar o visitante em um espaço doméstico típico dos anos 50 e 60. O tema da avó foi escolhido pois, até algum tempo atrás, as avós eram a grande referência do aconchego familiar, muito embora hoje em dia essa realidade tenha mudado, com as pessoas da terceira idade cada vez mais ativas.

Dessa forma, a exposição trará ambientes que remetem à calma e à tranquilidade, compostos por itens como chá com bolo, a televisão antiga e toalhas de crochê. “São ambientes que tiram o visitante da correria do cotidiano e trazem a ele as gostosas lembranças do tempo de infância”, declara Roberto Lemes Cardoso, responsável pelo departamento de museus da Secretaria Municipal de Cultura. A mostra fica aberta até o dia 31 de outubro. 

Os visitantes podem, ainda, conferir a mostra “Guiomar Pinheiro Franco: uma vida, uma história”, no museu Guiomar Pinheiro Franco. A exposição integra as comemorações do aniversário de 454 anos de Mogi das Cruzes e alude ao centenário da professora Guiomar, personagem emblemática da história da cidade, que dá nome ao museu. A exposição traz uma breve biografia da homenageada, com alguns de seus objetos pessoas e retalhos da história de Mogi das Cruzes. 

Professora, educadora, artista plástica e sempre preocupada com o bem estar dos menos favorecidos, Guiomar deixou um legado que até hoje é tido como um exemplo para todos. A mostra poderá ser vista até o dia 30 de novembro, sempre de terça a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Museu Guiomar Pinheiro Franco fica na rua José Bonifácio, 202 e o Casarão está situado no número 516 da mesma rua. Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi