CPTM cede área para obra e prédios para equipamento multicultural

Imprimir PDF
 
 
Bertaiolli recebeu o secretário Jurandir Fernandes no gabinete, ao lado de secretários municipais e vereadores: cidade recebeu soluções para obras e equipamentos culturais
O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, anunciou nesta quinta-feira (02/10), em reunião realizada no gabinete do prefeito Marco Bertaiolli, a cessão da plataforma desativada da Estação Mogi das Cruzes da CPTM para a execução das obras do projeto Novo Centro – que incluem a construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral e um conjunto de ações para a melhoria da mobilidade urbana no entorno. Anunciou ainda a cessão, por 20 anos, do terreno de 2,3 mil metros quadrados com antigos galpões da estatal na rua Francisco Rodrigues Filho, onde a Prefeitura instalará um equipamento multicultural.

“A visita do secretário Jurandir Fernandes trouxe soluções para Mogi, como no caso da licitação para as obras da praça Sacadura Cabral”, destaca o prefeito, salientando que havia uma preocupação entre o prazo da passagem subterrânea e o deslocamento da Estação. “O nosso processo está na fase de pré-qualificação e em breve entraremos na próxima etapa, que é a apresentação dos preços pelas empresas. Como esta licitação é de grande porte, temos muitas empresas disputando a concorrência, mas a nossa expectativa é de que as obras comecem efetivamente até o final do ano”, disse Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, e do presidente da Câmara, Protássio Nogueira.

De acordo com Bertaiolli, a cessão da plataforma pela CPTM à Prefeitura é um fator positivo para a realização da obra da Sacadura Cabral, que na verdade está integrada com a própria reforma da estação ferroviária pelo Governo do Estado – outro assunto tratado por Fernandes durante a reunião desta quinta-feira. O secretário lembrou que as obras em Mogi das Cruzes fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 590 milhões apresentado ao Governo Federal e já aprovado: “Estamos aguardando os recursos desde fevereiro e, para publicarmos o edital de lançamento das obras, é preciso contar com o respaldo financeiro”, disse o secretário.

Com isso, prosseguiu Fernandes, o Governo do Estado aguardará a liberação dos recursos, mas auxiliará a Prefeitura de Mogi das Cruzes no que for preciso para que a obra municipal avance com mais facilidade: “As duas obras são integradas e transcorrerão de forma paralela num futuro próximo, mas, enquanto esperamos a liberação da verba federal, estamos colaborando no que for possível para agilizar os trabalhos da Prefeitura”, disse Fernandes.

A Estação Mogi das Cruzes será deslocada em cerca de 150 metros e ficará alinhada ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea. Com a mudança de local, haverá espaço para a construção de uma passagem subterrânea para os veículos na praça Sacadura Cabral, em que os veículos vindos da rua Cabo Diogo Oliver poderão acessar a avenida Governador Adhemar de Barros, enquanto quem está na rua Doutor Ricardo Vilela poderá seguir em direção à rua Hamilton da Silva Costa. A obra permitirá o fechamento das passagens de nível existentes na praça Sacadura Cabral, rua Doutor Deodato Wertheimer e Presidente Campos Sales.

Equipamento multicultural

Durante a visita desta quinta-feira, o secretário Jurandir Fernandes também anunciou a cessão do terreno de 2,3 mil metros quadrados, situado entre a linha ferréa e a avenida Francisco Rodrigues Filho. “Nossos técnicos já visitaram os galpões e fizeram análises preliminares sobre a utilização dos espaços. Mas agora que recebemos oficialmente as chaves, vamos implantar no local um equipamento multicultural”, disse Bertaiolli.

Um dos galpões que tem cerca de 250 metros quadrados de área e a proposta é fazer reparos emergenciais, porém mantendo as características originais da construção. Será necessário recuperar todo o telhado e revisar as instalações elétricas. Depois da reforma, o local deve abrigar uma sala multiuso, que poderá receber desde oficinas de dança até ensaios e apresentações de grupos de teatro. A sala, que possui pé direito de mais de quatro metros, permite intervenções de teatro de arena e também pequenos shows musicais. Os sanitários serão adaptados e passarão a atender às normas de acessibilidade.

Ao lado deste primeiro galpão, há um outro espaço, no qual se projeta abrigar a parte administrativa do complexo como um todo e também, possivelmente, servir como nova sede para a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. O grupo atualmente utiliza os espaços do Museu dos Expedicionários e o Theatro Vasques, e a transferência para uma área como esta, que é mais ampla e próxima aos terminais de ônibus e estações de trem, facilitaria a logística de armazenamento e transporte de instrumentos. 

Participaram da visita do secretário Jurandir Fernandes a Mogi, nesta quinta-feira, os vereadores Sadao Sakai, Marcos Furlan e Carlos Lucarefski, além dos secretários municipais João Francisco Chavedar (Planejamento), Nobuo Aoki Xiol (Transportes), Cláudio Rodrigues (Obras), Nilmar de Cássia Ferreira (Serviços Urbanos) e Dalciani Felizardo (Assuntos Jurídicos). (MAS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi