Mogi das Cruzes recebe mais uma edição da Virada Cultural a partir deste sábado

Imprimir PDF


A Virada Cultural Paulista 2015 em Mogi das Cruzes começa neste sábado e terá um forte esquema de segurança ao longo das 24 horas de evento, com 52 atrações no total

O prefeito Marco Bertaiolli fez, no final da manhã desta quinta-feira (28/05), uma reunião de trabalho para apresentar oficialmente a estrutura montada em Mogi das Cruzes para receber mais uma edição da Virada Cultural Paulista. O evento terá início a partir das 18h45 deste sábado (30/05) e vai reunir 52 atrações, sendo 12 contratadas pelo Governo do Estado e 40 pela Secretaria Municipal de Cultura. Além do prestígio de mais uma vez estar no restrito grupo de municípios paulistas que sediam o evento – são apenas 24 cidades em todo o Estado – Bertaiolli destacou a importância do forte esquema de segurança estruturado, para garantir mais um evento de sucesso e sem ocorrências. 

Ao todo, haverá um efetivo de 200 profissionais de segurança trabalhando na Virada Cultural, entre guardas municipais, agentes de trânsito, agentes de fiscalização, policiais militares, policiais civis, seguranças particulares e brigadistas. “Nosso objetivo, mais uma vez, é proporcionar um final de semana de alegria, de descontração e entretenimento, e isso se faz de duas maneiras: com uma programação cultural de qualidade e com muita segurança, para que todos possam acompanhar as atrações com tranquilidade”, frisou Bertaiolli. 

Veja a programação cultural e alterações no trânsito

O major Eduardo Rangel, comandante em exercício do 17º Batalhão da Polícia Militar, participou do encontro e garantiu que, da PM, haverá um efetivo aproximado de 100 profissionais, graças ao reforço que virá de batalhões de cidades vizinhas. Já o delegado seccional assistente de Mogi das Cruzes, Julio Vaz, informou que, da Polícia Civil, serão 46 policiais, mais 8 viaturas, que trabalharão durante o evento, fazendo o policiamento preventivo.

Por parte da Prefeitura Municipal, haverá atuação ininterrupta da Guarda Municipal, por meio dos profissionais nas ruas e também por meio do monitoramento em vídeo, que será feito pela Central Integrada de Emergências Públicas, com apoio da Unidade Móvel de Monitoramento, que estará estacionada nas imediações do palco principal, onde há a maior previsão de concentração de público.

Durante a reunião, o prefeito destacou uma das novidades da Virada Cultural deste ano, que será a realização de uma feira gastronômica no Largo Bom Jesus. Ali serão montadas 10 barracas, conduzidas por feirantes e pequenos empreendedores de Mogi das Cruzes, que vão oferecer opções variadas de alimentos, como temaki, delícias mineiras, comida árabe, lanches diversos, tortinho, paella, coco verde e variados. 

“Além dos oito palcos com a programação cultural e artística, teremos este nono ponto, em que montaremos uma feira gastronômica ali no Largo Bom Jesus. Será como um food truck mogiano, que será muito bem vindo em todos os aspectos, pois vai oferecer ótimas opções de alimentação para quem estiver participando ou acompanhando as atrações da Virada Cultural, além de ser mais um incentivo e fonte de renda para os micro e pequenos empreendedores da cidade”, acrescentou Bertaiolli.

No que se refere ao trânsito, as intervenções neste ano serão mínimas, em virtude do número e da disposição dos palcos. Só será necessário interditar as imediações do palco que será montado na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, em frente ao futuro Centro Cultural, e uma quadra na lateral do Theatro Vasques. No primeiro local, serão feitos bloqueios na rua Padre João, entre as ruas José Bonifácio e Prof. Flaviano de Melo e na rua Dr. Paulo Frontin, entre as ruas Capitão Manoel Caetano e Padre João. Já no segundo, ficará bloqueada apenas uma quadra na rua Prof. Flaviano de Melo, entre as ruas Dr. Corrêa e São João. 

O transporte coletivo também terá alterações, com a inserção de itinerários no meio da madrugada, para garantir a circulação das pessoas entre os palcos e também a volta para a casa do público, no caso de palcos em que a programação vai se encerrar no começo da madrugada. A linha C 002 (Circular Central), terá três viagens adicionais, à 1h30, 2h30 e 3h30 e cinco outras linhas terão partidas extra do Terminal Estudantes, sempre às 3 horas. São elas: E 103/104 (Jundiapeba), E203 (Conjunto Santo Angelo), E 506 (Morada do Sol via João XXIII), E 510 (Vila Suíssa via Francisco Rodrigues Filho) e E110/111 (Jardim Layr via Esperança). 

Cultura

A abertura oficial da Virada Cultural deste ano será às 18h45 no Theatro Vasques, com concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, regida pelo maestro Lélis Gerson. É a primeira vez que uma atração local abrirá o evento. Os principais destaques deste ano são Titãs, Banda Eddie, Mustache e os Apaches, Kamau, Tiê e Renato Teixeira. Todos se apresentarão no palco principal, que será montado no estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, com destaque para o show dos Titãs, que será à meia-noite. 

A expectativa é receber cerca de 50 mil pessoas de toda a região. Serão oito palcos, sendo quatro externos e quatro internos. Os externos serão: o palco principal (palco da música brasileira e autoral), palco da praça Monsenhor Roque Pinto de Barros (palco da música brasileira e autoral), Largo do Rosário (palco do rock/reggaes) e Parque Botyra Camorim Gatti (palco da música eletrônica). Já os internos serão o Theatro Vasques (palco da cidade), a Casa do Hip Hop (palco do hip hop), o Ciarte (palco da diversidade) e o Casarão do Carmo (palco da literatura e música instrumental). O investimento total na Virada Cultural 2015 em Mogi das Cruzes é de R$ 204.724,81. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi