Distribuição de ingressos para a abertura do Festival de Inverno é encerrada

Imprimir PDF


A Sinfônica Jovem e Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes vão se apresentar pela programação do Festival de Inverno 2015, que terá abertura na quinta-feira

A Secretaria Municipal de Cultura acaba de finalizar a distribuição dos ingressos para o espetáculo do maestro João Carlos Martins com a Bachiana Filarmônica Sesi-SP, que será às 20 horas desta quinta-feira (02/07), no Cemforpe, abrindo oficialmente o Festival de Inverno Serra do Itapety 2015. Um grande público compareceu à sede da Secretaria e fez a doação de peças para a Campanha do Agasalho 2015, esgotando assim os 800 ingressos disponíveis para a apresentação.

A arrecadação superou as expectativas. "Ficamos muito gratos com a solidariedade do povo mogiano, pois pedimos apenas uma peça em troca de cada ingresso e muitos apareceram aqui com várias; outros disseram que ainda vão voltar depois com mais peças para doar. Estamos muito felizes com o resultado. Agora é esperar pelo show", destaca a diretora da Secretaria Municipal de Cultura, Margarete Silvestrini.

A ação foi movida em uma parceria da Secretaria de Cultura com o Fundo Social de Solidariedade, aproveitando a realização deste grande concerto. A Campanha do Agasalho está em pleno andamento, com 300 pontos de coleta espalhados pelo município.

Veja a programação completa do Festival de Inverno Serra do Itapety 2015

O espetáculo do maestro, que já esteve em Mogi das Cruzes em outras ocasiões, está marcado para as 20 horas, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e será promovido em parceria com o governo federal, por meio da Lei Rouanet. Martins estará acompanhado em palco da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, orquestra de sua criação e que já encantou plateias do mundo inteiro.

João Carlos Martins é referência por sua história de superação e amor à música. Começou a carreira como pianista, posição esta que lhe rendeu reconhecimento da crítica internacional, como um dos maiores intérpretes de Bach do século XX. Seus concertos no Carnegie Hall sempre tiveram lotação esgotada. Suas gravações também estiveram muitas vezes entre as mais vendidas em jornais como New York Times, Washington Post e Los Angeles Times.

Em 2002, abandonou definitivamente a carreira de pianista, por problemas físicos. Decidiu então iniciar seus estudos de regência e, em 2004, fundou a Bachiana Filarmônica, além de desenvolver um trabalho com adolescentes, por meio da sua Bachiana Jovem. Também criou a Fundação Bachiana, cujo tema é a arte e sustentabilidade. As orquestras foram unificadas no ano de 2010 e passaram a formar a Filarmônica Bachiana SESI-SP.

A Secretaria Municipal de Cultura fica na rua Coronel Souza Franco, nº 993, no Centro Histórico do município. Já o Cemforpe, onde acontecerá o espetáculo, fica na rua Antenor Leite da Cunha, nº 55, na Vila Nova Mogilar. Mais informações pelo telefone 4798-6900.

Festival de Inverno 2015

O Festival de Inverno Serra do Itapety chega em 2015 à sua sétima edição. O evento, que teve início com a Mostra de Inverno, no ano de 2009, vai oferecer, entre os dias 2 e 26 de julho, cerca de 30 atrações de diferentes segmentos culturais, distribuídas por sete palcos, todos com entrada gratuita. São quase 600 profissionais envolvidos no evento, entre artistas, produtores e oficineiros.

Além das apresentações de música, dança, teatro e cinema, o Festival de Inverno Serra do Itapety tem em sua programação as Oficinas de Inverno, exposições de artes plásticas, encontros literários e cantigas de capoeira. Neste ano, o evento conta com a parceria do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal e também da Fundação CSN, com o seu projeto social Garoto Cidadão. O investimento total na iniciativa é de R$ 78 mil.

De fora, virão atrações como a peça “O Barbeiro de Sevilha”, do programa Ópera Curta, a Big Band Jazz Sinfônica, a cantora e compositora Verônica Ferriani e o músico Fábio Peron. Já entre as atrações locais, alguns destaques são as apresentações da Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, dois grupos sinfônicos originários do projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, da Secretaria Municipal de Educação, com direção geral e regência do maestro Daniel Bordginon.

Outro destaque do Festival de Inverno deste ano será seu encerramento, já que ele vai coincidir com o Dia de Santana, padroeira da cidade. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura preparou um concerto especial, que vai acontecer dentro da Catedral de Santana. Às 20 horas do dia 26/07 a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que é coordenada e regida pelo maestro Lélis Gerson, apresenta-se, em reverência à data.

Além das atrações nos palcos centrais, o Festival de Inverno vai seguir sua tradição e, mais uma vez, movimentar Taiaçupeba, nos dias 18 e 19 de julho. Além disso, a programação conta com encontros literários, que acontecerão todas as terças-feiras no Casarão do Carmo, cantigas de capoeira, que serão às segundas-feiras no Terminal Central e exposições de artes plásticas em diferentes locais, como Casarão do Carmo, Ciarte, hall da Prefeitura e o Terminal Central.

Oficinas de Inverno

O Festival de Inverno Serra do Itapety também promove anualmente um amplo ciclo de oficinas, voltadas para pessoas com idade a partir dos 8 anos. São as Oficinas de Inverno, que estão com inscrições abertas e reúnem aproximadamente 500 vagas. Na próxima sexta-feira (03/07), inclusive, já terão início as aulas da oficina de musicalização infantil. Ainda há vagas abertas, portanto os interessados podem procurar a Secretaria de Cultura.

O público com idade entre 8 e 12 anos tem como opção oficinas de contação de histórias, teatro, musicalização infantil e dança. Cada oficina tem 50 vagas abertas e será dividida em duas turmas, sendo uma com aulas no período da manhã e outra no período da tarde, com 25 alunos em cada. As aulas acontecerão na sede da Secretaria de Cultura (contação de histórias), Theatro Vasques (teatro) e no Centro de Cidadania e Arte – Ciarte (musicalização infantil e dança), entre os dias 3 e 29 de julho.

Já quem tem 12 anos ou mais pode se inscrever nas oficinas de pintura de óleo sobre tela, que terá três turmas, com 10 vagas cada; oficina de iluminação cênica, que será dividida em dois módulos e poderá atender até 30 alunos e oficina de iniciação à técnica de áudio, que terá apenas uma turma e será ministrada no dia 22/07, com 15 vagas. Há também uma extensa agenda de oficinas de artesanato, que vão ensinar diferentes técnicas, sempre com o mote da reciclagem.

“Brincando de Reciclar” é o nome desse ciclo de oficinas de artes manuais, que tomará materiais recicláveis como base para a confecção de objetos variados. Os jovens que participarem poderão aprender, por exemplo, a confeccionar bonecos, agulheiros e chaveiros, a partir de pano, lata e garrafa. Essas oficinas têm 165 vagas no total e serão ministradas no Museu Profª Guiomar Pinheiro Franco, entre os dias 13 e 23 de julho. Haverá turmas de manhã, tarde e noite.

A Secretaria Municipal de Cultura fica no número 993 da rua Coronel Souza Franco, no Centro Histórico do município. Vale lembrar que, no caso de menores de 18 anos, é sempre necessário estar acompanhado de um responsável legal, para efetuar a inscrição. Todas as oficinas são gratuitas. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi