Big Band Jazz Sinfônica se apresenta nesta sexta-feira pelo Festival de Inverno

Imprimir PDF
Big Band Jazz Sinfônica se apresenta nesta sexta-feira pelo Festival de Inverno

A Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo é destaque desta sexta-feira do Festival de Inverno, com concerto às 20 horas no Theatro Vasques

Nesta sexta-feira (17/07), o público mogiano terá a oportunidade de assistir a mais um grande espetáculo pela programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2015. A partir das 20 horas, a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo toma o palco do Theatro Vasques e mostra toda a sua desenvoltura e singularidade, resultantes de seus 26 anos de experiência. A apresentação, como todas que compõem o Festival, tem entrada gratuita.

Criada com o intuito de resgatar as tradições das orquestras de rádio e televisão que fizeram sucesso entre os anos 1930 e 1970, a Jazz Sinfônica propõe dar um tratamento sinfônico à música popular. Sua composição é bastante singular. Formada por 82 músicos, une a orquestra nos moldes eruditos a uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar. Esta característica lhe confere protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.

Quem teve a primazia de transpor as melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim ou Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico foi Cyro Pereira, o grande maestro dos Festivais da Record da década de 60 e fundador da orquestra. Ele criou o repertório fundamental da orquestra. Depois dele, a Jazz Sinfônica formou uma equipe de orquestradores de excelência, que trabalham diariamente para a formação do seu repertório. 

A lista de músicos brasileiros e internacionais que já dividiram o palco com a Jazz Sinfônica é imensa: Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito D’Rivera, entre muitos outros. 

Ao longo dos anos, a orquestra acumulou marcos, como a participação, em 2009, do festival em homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, nos 20 anos da sua morte, a apresentação em 2009 na cidade de Buenos aires, a convite da Embaixada Brasileira na Argentina, a execução da trilha sonora do filme Metrópolis, de Fritz Lang, para um público de 10 mil pessoas no Parque Ibirapuera (2010) e o lançamento do documentário A Nave – uma viagem com a Jazz Sinfônica de SP, dirigido por Luiz Otávio de Santi, em 2011. 

A Jazz Sinfônica tem longo histórico também com a realização dos Concertos Didáticos na Sala São Paulo. O objetivo principal dessa iniciativa é aproximar os estudantes deste universo sonoro, explorando emoções, apresentando os diversos instrumentos musicais e demonstrando que os recursos musicais da orquestra transcendem o tradicional ambiente da música de concerto.

O diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo é João Maurício Galindo e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

As apresentações no Theatro Vasques são sempre feitas mediante a distribuição de ingressos. Aos interessados, a recomendação é chegar com uma hora de antecedência. O Festival de Inverno Serra do Itapety segue até o dia 26 de julho, com dezenas de atrações musicais e de outros segmentos, como teatro, circo, literatura e cinema. 

Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi