Ciclo de homenagens marca a programação de outubro do Centro Cultural de Mogi das Cruzes

Imprimir PDF
Ciclo de homenagens marca a programação de outubro do Centro Cultural de Mogi das Cruzes

A programação do mês de outubro do Centro Cultural de Mogi das Cruzes está repleta de homenagens e atrações especiais de segmentos como literatura, artes plásticas e cinema

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes completa neste domingo (04/10) um mês de funcionamento. E, para o outubro que se inicia, há muitas novidades e atrações na programação. Além de eventos diferenciados da área da literatura, como o lançamento do livro histórico “Termo e Villa de Santa Anna” e um bate-papo com o tema do jornalista Vladimir Herzog, haverá um grande destaque para as artes plásticas, com as aulas do curso promovido pelo Instituto Tomie Ohtake e também uma homenagem à Grande Otelo no segmento do cinema. 

Na próxima quarta-feira (07/10) já acontece o primeiro evento de destaque da área da literatura, que é o lançamento do livro “Termo e Villa de Santa Anna”. Trata-se de uma publicação histórica do falecido professor e advogado Abib Neto, que aborda os primórdios do município, quando houve a elevação da Vila de Sant´Anna e teve início a constituição da cidade de Mogi das Cruzes. O prefácio do livro é assinado pelo historiador Isaac Grinberg, que dá nome ao Arquivo Histórico Municipal e quem comandará o evento de apresentação da publicação, a partir das 20 horas, é o historiador Jurandyr Ferraz de Campos. 

Outro destaque no segmento da literatura é o evento que acontecerá no dia 24, em reverência aos 40 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog. A noite será conduzida pelo professor Mário Sérgio de Moraes, que fará, no dia, uma amostragem de suas publicações, em especial aquelas que têm relação direta com a história de Herzog - destacam-se aí “O Ocaso da Ditadura: Caso Herzog” e “50 Anos Construindo a Democracia”. Será, portanto, uma exposição de livros assinados por Moraes, com autógrafos e também um bate-papo sobre o tema. 

No segmento das artes plásticas, o destaque é a realização do curso em Arte Contemporânea do Instituto Tomie Ohtake em parceria com o Instituto EDP, que é algo inédito, de excelência e quase exclusivo – em todo o país, somente Mogi das Cruzes, Palmas (TO) e Vitória (ES) foram contemplados com as aulas. O curso será realizado ao longo de dois sábados – 17 e 24 de outubro e será ministrado pelos curadores Fernanda Albuquerque e Matias Monteiro a uma turma pré-selecionada por equipes do próprio Instituto Tomie Ohtake.

O cinema também está contemplado na programação de outubro do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. E o homenageado será Sebastião Bernardes de Souza Prata, mais conhecido como Grande Otelo. Neste ano, o consagrado ator e comediante completaria 100 anos de vida. Para reverenciá-lo, logo, serão exibidas duas sessões de cinema na Sala Muliuso “Wilma Ramos”, nos dias 16 e 17 de outubro. 

Além disso, no final de outubro, Mogi das Cruzes participará de mais uma edição da Mostra Internacional de Animação. A data, que faz alusão à primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, é comemorada de forma simultânea em diversas cidades do país e do mundo, com a exibição gratuita de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais, para todas as idades. Até o ano passado, as sessões eram feitas em espaços culturais, como Theatro Vasques e o Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). A partir deste ano, ela passa a acontecer na Sala Multiuso “Wilma Ramos”.

Programação infantil

Mais um destaque da programação de outubro do Centro Cultural de Mogi das Cruzes e que se consolida, aliás, como algo permanente no espaço cultural, é a programação infantil, que acontece sempre aos domingos, às 11 horas. Neste domingo (04/10), por exemplo, quem se apresenta é a companhia de dança comandada pela bailarina Fernanda Moretti, com o espetáculo “Coisas de Criança”. 

Nos demais domingos, a programação infantil segue, com sessões de contação de histórias. Uma delas, comandada pela Cia. Do Liquidicador, é “A Princesa que foi educada que nem homem”. As outras duas são “Conto em Movimento” e “Bem Dita Cultura Popular”, comandadas pela Cia. Clara Rosa.

“Receber as crianças no domingo de manhã é uma das grandes vocações do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Desta forma, elas têm a oportunidade de assistir a um espetáculo artístico, além de conhecer o espaço, conhecer melhor o Centro e, desta forma, passar a conhecer melhor também a história de Mogi das Cruzes”, destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori. 

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, ao lado da Catedral de Santana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6988. O espaço funciona de terça a domingo. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi