Centro Cultural tem programação especial do Dia das Crianças neste final de semana

Imprimir PDF


Centro Cultural tem programação especial do Dia das Crianças neste final de semana

A Cia. do Liquidificador vai apresentar neste final de semana teatro, contação de história e promove ainda uma oficina de circo, com foco no público infantil

Neste final de semana, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes vai ser palco para quatro intervenções artísticas voltadas ao público infantil e promovidas por uma companhia teatral da cidade de São Paulo. É a Cia. Do Liquidificador, um grupo que se dedica ao estudo e utilização de diversas vertentes cênicas e que desde 2013 vem se apresentando com espetáculos, contações e intervenções em geral. Em Mogi das Cruzes, a cia. fará contação de história, apresentação teatral e também uma oficina de circo, em comemoração ao Dia das Crianças, que é celebrado oficialmente em todo país no dia 12 de outubro, próxima segunda-feira. 

A primeira atração é o teatro, que será apresentado a partir das 20 horas desta sexta-feira (09/10), na Sala Multiuso Wilma Ramos. É a peça “Mitos e Lendas”, uma narrativa que aborda rios e mares repletos de mistérios, ora com águas cristalinas, ora turvas. A participação desses cursos d´água na vida das pessoas é igualmente dúbia, podendo ser boa ou ruim. Durante a montagem, esta dualidade se faz presente em interessantes histórias contadas, como a do surgimento do Rio Oiapoque, da Vitória Régia ou no conto “Por que o mar tanto chora”. 

Já no sábado (10/10), a partir das 17 horas, as crianças e jovens terão a oportunidade de aprender técnicas circenses, com a oficina de circo. A iniciativa é uma iniciação às artes circenses, passando por diversas modalidades, como acrobacia individual, acrobacia em dupla e malabares. Muitos são os benefícios, já que o estudo de circo trabalha o corpo todo, proporcionando maior consciência corporal, coordenação motora, força, condicionamento físico, elasticidade, foco, concentração, criatividade, além do prazer de fazer uma atividade física. A oficina acontecerá em frente ao Centro Cultural, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros.

Ainda no sábado, porém à noite – a partir das 20 horas – a cia. apresenta a primeira sessão de contação de história, na Sala Multiuso Wilma Ramos. A intervenção é baseada no livro “A princesa que tudo sabia, menos uma coisa”, de Rosane Pamplona, que resgata instigantes, desafiadoras e divertidas charadas, adivinhas e enigmas típicos da infância. Trata-se, portanto, de uma viagem pelo mundo do saber, da descoberta e do conhecimento, que promete agradar não só o público infantil.

Já no domingo (11/10), a partir das 11 horas, que é o horário permanente da programação infantil do Centro Cultural, a cia. Do Liquidificador apresenta mais uma contação envolvendo uma princesa, intitulada “A princesa que foi educada como homem”. Nesta história, presente no poema épico hindu Mahabharata, conta-se a trajetória da princesa Chitrangada, que é bem diferente das princesas dos contos de fadas. Chitrangada é a única filha do rei e herdeira do trono, e, por isso, foi educada como um homem, tornando-se a melhor guerreira entre todos da guarda do castelo. Com o passar do tempo, todos se esquecem que ela é uma princesa, até que um dia o belo guerreiro Arjuna cruza seu caminho. 

Toda a programação tem entrada gratuita e recomendação livre. Não é necessário se inscrever para a oficina de circo. Basta, portanto, comparecer. (LMS)

Sobre a Cia. Do Liquidificador

Os integrantes da Cia. do Liquidificador mantêm um treinamento constante de dança, circo e música, além de explorar outras técnicas em estudos pontuais para aperfeiçoar trabalhos específicos, como máscara, teatro de animação e mímica, que contribuem não apenas para o crescimento individual, mas também para o processo coletivo.

A Cia. do Liquidificador é um grupo integrante do Condomínio Cultural, um projeto sediado num prédio centenário de 1250 m2 que se tornou um espaço gerido por artistas e coletivos artísticos de São Paulo. O local, na zona oeste da capital paulista, contempla salas de ensaios, espaços de apresentações e salas de debates e tem a proposta de integrar os artistas por meio da troca de experiências e também pelo convívio com os moradores do bairro. O local oferece oficinas gratuitas e pagas, e promove eventos artísticos em geral.

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi