Secretário Mateus Sartori apresenta ações na Semana Internacional da Música

Imprimir PDF

Secretário Mateus Sartori apresenta ações na Semana Internacional da Música

Secretário municipal de Cultura fez uma apresentação das políticas públicas e projetos musicais de Mogi das Cruzes durante a Semana Internacional da Música, em São Paulo

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, participou, na última sexta-feira (04/12), do terceiro e penúltimo dia da Semana Internacional da Música, que foi realizada entre os dias 2 e 5 de dezembro em São Paulo. Sartori foi convidado para falar pelo painel “Excursionando pelo interior de São Paulo” e apresentou, ao lado de importantes nomes do cenário musical, as políticas públicas e projetos musicais que vêm sendo aplicadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, com destaque para o Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM) e também os projetos das orquestras, bandas e festivais. 

“Foi uma experiência extremamente positiva. Tive a oportunidade de levar ao conhecimento de muitos o que estamos desenvolvendo em Mogi das Cruzes. O feedback não poderia ter sido melhor. Algumas pessoas vieram me dizer que não faziam ideia de que Mogi estava com uma agenda tão ampla em termos de música e cultura. Disseram que querem vir à Mogi para conhecer de perto o que estamos desenvolvendo”, destaca o secretário Mateus Sartori.

Em termos de festivais, a Secretaria Municipal de Cultura desenvolve ao longo do ano mais de dez grandes eventos que, se não são exclusivos de música, têm a música como um dos segmentos mais fortes. Podem ser citados neste rol o Festival da Canção, Festival de Arte Popular do Alto Tietê, Festival de Culturas Negras, Festival de Inverno Serra do Itapety, Festival de Verão, Caquizada, Dezembro Independente, Festival Estudantil de Música, Semana do Hip Hop, além de grandes projetos feitos em parceria com os governos estadual e federal, como Virada Cultural Paulista, Circuito Sesc e Circuito Cultural Paulista.

Há também os projetos musicais permanentes, como as orquestras e núcleos integrantes do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, o coral Canarinhos do Itapety, realizações semanais como a Roda de Choro do Seu Julinho e anuais, como a Expo Mogi, em comemoração ao aniversário da cidade.

Já no que tange à equipamentos do segmento musical, o destaque fica com o Estúdio Municipal de Audio e Música – EMAM, que foi inaugurado no dia 16 de setembro deste ano e foi equipado com o que há de mais moderno no que se refere à produções audiofonográficas, estando apto a receber e executar com qualidade projetos nos mais diversos formatos, desde um registro de uma canção autoral até o CD de uma orquestra, por exemplo. Além dos projetos contemplados pelo primeiro edital de seleção e que já estão, aliás, em fase de finalização, a Secretaria Municipal de Cultura está com um novo edital aberto, para selecionar outros artistas e grupos que queiram fazer suas gravações no EMAM.

A Semana Internacional de Música é um dos eventos mais importantes do segmento, reunindo grandes nomes do cenário musical para a discussão do mercado musical e conhecimento de políticas públicas. Além do secretário municipal de Cultura, falaram pelo mesmo painel Ricardo Rodrigues, de São Carlos, Maria Thereza Magalhães, da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, Eliara Alves, de Franca e Rosana Paulo da Cunha, do Sesc SP. O objetivo foi reunir agentes culturais engajados na missão de tornar o interior do Estado de São Paulo uma das regiões mais estratégicas na circulação de bandas e grupos musicais. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi