Membros do Comphap para a gestão 2015/ 2017 tomam posse

Imprimir PDF

Os novos conselheiros do Comphap foram empossados na tarde desta quarta-feira e farão a primeira reunião para eleição da diretoria na próxima terça-feira

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, representou o prefeito Marco Bertaiolli na tarde desta quarta-feira (09/12), durante a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap), para o biênio 2015/2017. São agora 40 conselheiros, sendo 16 representantes do poder público e 24 representantes da sociedade civil e de entidades diversas. O órgão é responsável pela preservação do patrimônio histórico do município.

“Agradeço a todos que se dispuseram a fazer parte de um conselho tão importante para a preservação da memória, da paisagem urbana, da arquitetura, enfim, da história da nossa cidade. Tivemos grandes vitórias ao longo desses dois últimos anos de atuação do Comphap e tenho certeza de que não será diferente ao longo dos próximos dois”, declarou o secretário Mateus Sartori.

Dentre essas vitórias, Sartori citou a doação de 80 instrumentos musicais para nove grupos de cultura popular do município. “Lembrando que Mogi das Cruzes tem o maior reinado do congo do Estado de São Paulo. E já iniciamos conversas com o Conselho para que possamos manter o apoio e o incentivo a esses grupos”, acrescentou, mencionando também a verba destinada à reforma do Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos. 

Com o auxílio de recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, o local, mais conhecido como Museu dos Expedicionários, passou por obras de adequação e modernização em todos os seus ambientes, recebeu novo mobiliário, uma sala de projeções e foi entregue à população no dia 18 de setembro, juntamente à inauguração do Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM). 

O secretário falou ainda sobre a criação do Sistema de Museus, que vai possibilitar a destinação de mais verbas para trabalhos de melhorias nos museus da cidade, além de fortalecer o programa de educação patrimonial. Já a presidente do biênio 2013/2015 do Comphap, Ana Maria Abreu Sandim, lembrou de outros importantes avanços, como a transcrição dos documentos do Arquivo Histórico Municipal “Professor Isaac Grinberg”, a impressão e editoração do livro Termo e Vila de Santa Anna, além de uma maior conscientização por parte das pessoas.

“Terminamos aqui mais uma gestão. Mais um caminho andado. Conseguimos dar alguns passos ao longo desses últimos dois anos e um dos mais importantes, que é na verdade resultado de todo o trabalho já desenvolvido pelo Comphap, é a preocupação quanto à preservação do patrimônio histórico do município. Hoje a paisagem urbana que se vê já é muito diferente da que se via em 2003, quando o Comphap foi criado”, destacou.

O secretário Mateus Sartori adiantou que a Secretaria Municipal de Cultura seguirá atuando em parceria com o Comphap, para a concretização de outros importantes projetos em 2016.

A primeira reunião ordinária com essa nova formação do Comphap está marcada para a próxima terça-feira (15/12), às 9 horas, na sede da Secretaria Municipal de Cultura. Durante o encontro, os novos conselheiros vão eleger a diretoria para o biênio 2015/2017. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi