Carnaval Mogi das Cruzes 2016 tem início neste sábado com desfiles na Avenida Cívica

Imprimir PDF

Os desfiles das escolas de samba de Mogi das Cruzes acontecerão neste sábado (06/02), com o Grupo de Acesso e no domingo (07/02), com o Grupo Especial

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, recebeu a imprensa na tarde desta terça-feira (02/02), para fazer a apresentação oficial da programação e estrutura para o Carnaval Mogi das Cruzes 2016. Neste ano, em virtude da crise econômica, a festa terá investimento total de R$ 631.703,88, uma redução de quase 50% com relação ao que foi gasto na última edição. A principal mudança é a retirada das arquibancadas da Avenida Cívica, também por conta da contenção no orçamento, porém os desfiles na Avenida Cívica terão o mesmo esquema de segurança, saúde e trânsito do ano passado, com o objetivo de oferecer uma festa bonita e segura para toda a família mogiana.

A programação começa neste sábado (06/02), com os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso. A corte carnavalesca fará a abertura da festa a partir das 19h45 e logo na sequencia, a partir das 20 horas, quem toma a Avenida Cívica é o Bloco 60 Mais Mogi, juntamente ao cordão de blocos, que tem participação livre. Os desfiles começam às 21h, com as agremiações Unidos de Jundiapeba, Guerreiras de Fogo (22h), Unidos do Sales (23h) e Unidos da Vila Cléo (meia-noite).

No domingo (07/02), a programação do Carnaval continua com os desfiles do Grupo Especial na Avenida Cívica. Após a passagem da corte carnavalesca, apresentam-se as agremiações Unidos da Vila Industrial (20h), Acadêmicos da Fiel (21h), Águia de Prata (22h), Imperatriz do Rodeio (23h), Estação 1ª de Brás Cubas (meia-noite) e Acadêmicos do São João (1h). 

A parte de iluminação e sonorização da Avenida Cívica permanecerá a mesma de anos anteriores. A principal alteração é a arquibancada, que não será montada neste ano. Em substituição, o público terá algumas tendas, que devem ser utilizadas preferencialmente por idosos, crianças e pessoas com deficiência. Os jurados estarão distribuídos em três palcos com pouco mais de 1 metro de elevação e serão seis (de diferentes quesitos) em cada uma das estruturas. As autoridades, imprensa, coordenação do evento e escolas de samba terão a mesma estrutura oferecida ao público.

“Será um Carnaval mais simples, porém que atende a necessidade de todos. Acredito que quem gosta mesmo de Carnaval vai até a Avenida prestigiar os desfiles, independente de haver ou não arquibancada. Até porque, conforme já apuramos, as arquibancadas nunca chegaram a lotar em edições anteriores. Só deixamos o pedido para que, quem fizer questão de utilizar as tendas, que chegue cedo à avenida”, destacou o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, lembrando que, com todas essas reduções, só a Secretaria de Cultura praticou uma economia de R$ 700 mil na festa. Isso sem contabilizar o apoio, material e humano, que é prestado por outras Secretarias anualmente no Carnaval.

Na parte de segurança, haverá 150 profissionais por dia atuando, entre guardas municipais, policiais militares e civis, agentes de trânsito, agentes de fiscalização de posturas, seguranças particulares e brigadistas. A Polícia Militar vai montar barreiras em todas as possíveis entradas da festa, para a revista de todos que desejarem acessar o perímetro dos desfiles. A entrada com bebidas alcóolicas é proibida e também não haverá comércio desse tipo de produto no local. A Secretaria Municipal de Segurança estará presente com a Unidade Móvel de Monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança, que fará a captação de imagens da área da festa e arredores, auxiliando na coibição e identificação de qualquer eventualidade. 

O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, também participou da coletiva e lembrou que, nos últimos anos, o Carnaval tem sido muito bem sucedido, sem registro de ocorrências graves. “Com as barreiras montadas nos pontos de acesso do público e os gradis fazendo o isolamento da avenida, conseguimos ter o controle sobre o evento e garantir que ele seja absolutamente seguro para todos que desejam ir. Vale lembrar que teremos ainda 32 empreendedores de rua cadastrados junto à Prefeitura atuando na praça de alimentação que será montada na praça de entrada do Pró-Hiper, mais 6 feirantes cadastrados junto à Secretaria de Cultura”, informou.

Haverá ainda o suporte da Secretaria de Sáude, que se fará presente com três ambulâncias de plantão, sendo uma na praça da entrada do Pró-Hiper, uma no trecho final da Avenida Cívica, próximo à esquina com a Carlos Barattino e outra nas proximidades do estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”. Além disso, o posto médico do ginásio também estará aberto e atendendo. 

A Secretaria Municipal de Transportes também montou um esquema especial, que inclui interdições e atendimentos excepcionais em diversas linhas do transporte coletivo. A Avenida Cívica e avenida Professor Ismael Alves dos Santos serão interditadas e o estacionamento de veículos nos arredores, inclusive em vias como Yoshiteru Onishi e Prefeito Carlos Ferreira Lopes, será permitido das 18h do sábado (06/02) às 10h da segunda-feira (08/02). A rua Masuzo Naniwa também estará interditada e terá apenas trânsito local.

O transporte coletivo também terá mudanças em virtude dos festejos. No sábado (06/02) e na segunda-feira (08/02), a operação dos ônibus seguirá a programação horário de um sábado. Já no domingo (07/02) e na terça-feira (09/02), a programação será como num domingo. Onze linhas farão saídas excepcionais a partir do Terminal Estudantes, para atender ao público que se retira da área da festa. Além disso, haverá quatro veículos de reserva, para atender a qualquer eventualidade.

As linhas que terão saídas excepcionais são: E 102 (Jardim Pavão), E 103 (Jundiapeba), E 111 (Jardim Layr), E 203 (Conjunto Santo Ângelo), E 303 (Conjunto São Sebastião, C 201 (Jardim Ivete), E 392 (Manoel Ferreira), E 394 (Taiaçupeba), C 405 (Conjunto Residencial Cocuera), C 501 (Cezar) e C 692 (Sabaúna). 

Na segunda-feira (08/02) a programação do Carnaval Mogi das Cruzes 2016 segue com a apuração no Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes. Das 10h às 12h as escolas de samba terão a oportunidade de protocolar recursos, do meio-dia às 14h esses recursos serão analisados e a apuração em si começa às 14h. A previsão é que no máximo às 16h as próximas campeãs já estejas devidamente anunciadas. 

Já na terça-feira (09/02), último dia da programação, acontecerá a Festa das Campeãs, a partir das 20 horas, no Theatro Vasques. Nesta festa, além das premiações gerais às agremiações, também é feita a entrega do Prêmio Estandarte de Ouro, que reconhece o trabalho dos membros das escolas de samba, em categorias como bateria, carnavalesco, comissão de frente, mestre-sala, porta-bandeira, enredo, samba enredo, puxador, fantasia, alegoria, rainha de bateria, escola empreendedora, melhor torcida, diálogo com a comunidade e prêmio incentivo. 

A entrada para os desfiles do Carnaval Mogi das 2016 é inteiramente gratuita. Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi