Cantata de Natal vai reunir 300 coralistas e a Orquestra Sinfônica na Catedral de Santana

Imprimir PDF

Cantata de Natal vai reunir 300 coralistas e a Orquestra Sinfônica na Catedral de Santana
A 3ª Cantata de Natal vai acontecer no próximo dia 14 e vai reunir quase 300 coralistas, mais 50 integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi, na Catedral de Santana

No próximo dia 14 de dezembro, a programação cultural especial para o Natal 2016 de Mogi das Cruzes viverá um momento muito especial, com a realização da 3ª edição da Cantata de Natal. A apresentação, que já é conhecida do público mogiano, vai reunir quase 300 coralistas, mais 50 músicos da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, além de artistas em participações especiais, em um grande concerto na Catedral de Santana (Igreja Matriz), que promete emocionar. 

As participações especiais ficam por conta do tenor Sergio Wernec, que vai cantar duas canções, da pianista Alex Sandra Grossi, além da escola de bailado Marcela Campos. A Cantata de Natal terá início às 20 horas e vai reunir ao todo sete corais. São eles: Coral 1º de Setembro, Anjos da Paróquia Santa Cruz, coral da Apampesp, coral Arkturos, Canarinhos do Itapety, coral do Cecan e o coral Musicativa. É, portanto, um grande encontro entre corais mantidos pela Prefeitura e também por entidades apoiadas pela Administração, que vai resgatar canções já eternizadas, ao mesmo tempo que transmite uma mensagem de paz e solidariedade. 

O repertório é composto por 10 músicas. São elas: “A Christmas Festival”, de Leroy Anderson – 1952, “Ave Maria”, de Charles Gounod – 1859, “Coro dos Ferreiros”, de Giuseppe Verdi – 1853, “Nessun Dorna”, de Giacomo Puccini – 1926, “Aleluia”, de Georg F. Händel – 1741, “Boas Festas”, de Assis Valente – 1932, “Jesus Alegria dos Homens”, de J.S. Bach – 1716, “Noite Feliz”, de Franz Gruber – 1818, “Glória”, que é uma melodia tradicional francesa de autor desconhecido e “Adeste Fidelis”, de John Francis Wade – 1743. Destas, “Ave Maria” e “Nessun Dorna” serão interpretadas pelo tenor Sérgio Wernec. 

O coral Canarinhos do Itapety, que é um dos que vai participar da Cantata de Natal, é um projeto da Prefeitura de Mogi das Cruzes, nascido no ano de 2002 e que sempre teve a coordenação da maestrina Solange Urbano. O coro atualmente está sob a gestão do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, da Secretaria Municipal de Cultura, em interface com a Secretaria Municipal de Educação. Atende a mais de 5 mil integrantes e tem como meta ampliar este número para 12 mil alunos da rede municipal de ensino, criando oportunidades para a inclusão e o desenvolvimento de crianças e adolescentes, utilizando a música como ferramenta de transformação. Durante a cantata, serão 70 coralistas participando.

Já o coral do Cecan (Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer), foi fundado em 2003, tem em seu repertório canções que vão do erudito ao popular e regência de Alex Sandra Grossi, que também se apresenta como pianista na Cantata. O Coral Musicativa, por sua vez, tem Sergio Wernec como regente e existe desde 1993. O grupo ensaia semanalmente no Casarão do Carmo e já se apresentou em eventos como Encontro de Corais, Concertos de Primavera, Festival de Inverno Serra do Itapety e Virada Cultural Paulista.

O coral 1º de Setembro, que também estará presente na Cantada, é o mais antigo coral da cidade – ele foi formado em 1953, porém ficou com as atividades interrompidas entre 1964 e 2012. Ele é formado por coralistas dos mais diversos segmentos da comunidade mogiana, tem regência da maestrina Solange Urbano e contará com 33 coralistas. 

O Coral Anjos da Paróquia Santa Cruz, por sua vez, estará presente com 21 coralistas e é um projeto nascido no ano de 2011, que tem Fernanda Assis na regência. Desde sua criação, que já foi algo pensado para o Natal, o coral se manteve unido e passou a se apresentar em missas e eventos, como a Festa do Divino Espírito Santo.

Foi o Divino Espírito Santo e a inauguração de um subimpério, aliás, que inspirou, em 2004, a criação do sétimo coral presente na Cantata de Natal, que é o coral da Apampesp – Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo. O grupo, que já acumula apresentações em escolas, eventos e igrejas, tem regência de Fernanda Assis e estará presente com 32 coralistas. 

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, por fim, que será a responsável por toda a execução instrumental do espetáculo, é o grupo mais maduro do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, com direção artística e regência do maestro Lélis Gerson. 

A Cantata de Natal 2016 terá início às 20 horas do dia 14 de dezembro, na Catedral de Santana. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi