Banda Santa Cecília

Imprimir PDF

A Corporação Musical Santa Cecília foi fundada em 26 de maio de 1926, por um grupo de músicos advindos de outras bandas da época, como a Banda Guarani, a Banda União e Banda Euterpe, que haviam recentemente encerrado suas atividades.

Na década de 90, a Banda Santa Cecília chegou ao seu ápice, com 42 músicos em sua formação e uma média de 12 apresentações por mês. À época, ela se apresentava todos os sábados no coreto do Largo Bom Jesus. Este foi um período fértil para a Corporação, que passou a receber uma safra de jovens e estudantes em busca de formação e possivelmente uma carreira profissional junto à música.

Em maio de 2016, a Prefeitura de Mogi das Cruzes assinou o Termo de Comodato por um período de 10 anos, e a Banda Santa Cecília passou a ser mais um projeto cultural gerido pelo município, garantindo assim a preservação tanto do imóvel como do grupo musical, que são parte do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural do município.

Após a assinatura do termo, a Secretaria de Cultura iniciou o processo de reestruturação e fortalecimento da Banda, publicando editais de chamamento, para selecionar músicos, regentes e para a composição da diretoria. 

O primeiro chamamento selecionou 21 musicistas que passaram por um processo de avaliação no qual apresentaram uma peça de livre escolha, uma peça de confronto (definida no regulamento), passaram por uma entrevista pessoal e fizeram também leitura de partitura à primeira vista. A banca examinadora foi composta por pessoas de reconhecida atuação na área da música.

As vagas disponíveis foram: 2 flautas, 1 oboé, 4 clarinetes, 3 saxofones (alto, tenor e barítono), 2 trompas, 2 trompetes, 2 trombones, 1 eufônio, 1 tuba e 3 percussões. A Banda Santa Cecília já realizou apresentações com a nova formação e ensaia todas as quartas-feiras, das 19h às 22h.



PLANTA

Cortes, elevação e detalhes


INFORMAÇÕES

Telefone: 11 4798-6900
E-mail: culturamogi@pmmc.com.br