Livro e CD em homenagem ao maestro Niquinho serão lançados nesta sexta, no Theatro Vasques

Imprimir PDF



Nesta sexta-feira (25/08), a partir das 19h30, será feito, no Theatro Vasques, o lançamento do livro “Maestro Niquinho com a música nas mãos… e no coração”, primeiro registro oficial da história do maestro Antônio Freire Mármora, assinado pelo jornalista Roberto Bordin. Na mesma noite, será lançado o CD em homenagem à Niquinho, que foi gravado no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM) e faz parte da Coleção Boigyana. Tudo isso acontecerá ao som de um concerto comandado por Niquinho, que contará com participações especiais. A entrada é gratuita.

No livro, o jornalista procurou reproduzir e enaltecer a trajetória pessoal e profissional de Niquinho. Por isso, além de sua história, é possível ler passagens também sobre seu pai e avô – Antônio Mármora e Antônio Mármora Filho – músicos que também fizeram história dentro do cenário cultural mogiano e que inspiraram o ingresso de Niquinho nesse mesmo universo. Além de entrevistas, é possível conferir, ao longo das páginas, diversos recortes e imagens do acervo pessoal da família. O livro foi publicado pela editora Eu Amo Livros, criado por Bordin em 2005 e sediada atualmente em Mogi das Cruzes.

O CD segue a mesma linha de homenagem à família Mármora e ao maestro. Desde que o EMAM foi inaugurado, na realidade, já havia sido assumido o compromisso de gravar ali e lançar uma obra em reverência à família. No prédio e pavimento onde está instalado o estúdio – vale destacar – a sala multiuso é denominada Maestro Antônio Mármora Filho. Já, portanto, uma merecida homenagem. Além disso, durante a inauguração do EMAM, o primeiro a se sentar na sala de gravação e efetivamente gravar os primeiros acordes foi Niquinho, ao piano.

Com nove faixas no total, o CD reúne músicas solo de Niquinho ao piano e participações, como a de Paulo Henrique, Mariana Ribeiro no violino e Toninho Ferreia na guitarra e baixo. Algumas músicas contam também com a participação dos corais Canarinhos do Itapety e 1º de Setembro. Este último, aliás, é uma das presenças confirmadas no evento desta sexta-feira (25/08).

Além dos lançamentos e homenagens, a noite será ainda mais especial, pois nela Niquinho estará comemorando 84 anos de vida, sendo 62 deles dedicados à música. O maestro, que é reconhecidamente um mestre do piano e um dos mais emblemáticos personagens da música de Mogi das Cruzes, é figura muito presente em eventos cívicos e culturais da cidade e, por toda a sua contribuição junto à história musical da cidade, é sempre lembrado e homenageado em seus aniversários. Desta vez, portanto, não será diferente.

O Theatro Vasques fica na rua Dr. Corrêa, 515, no Centro Histórico. Aos interessados, a orientação é chegar com uma hora de antecedência, para garantir ingresso.

O maestro

Niquinho nasceu em uma família de músicos que fizeram história em Mogi das Cruzes. Seu avô, Antonio Mármora, foi o fundador da primeira corporação musical da cidade, da qual surgiu a Banda Guarany e seu pai, Antônio Mármora Filho, fundou o Conservatório Musical Carlos Gomes, de onde saíram vários musicistas de renome.

Seguindo a vocação da família, o maestro começou a tocar piano aos cinco anos. Viu e participou do surgimento e desaparecimento de muitas tendências musicais, desde as grandes orquestras, às bandas nas praças, os corais e os shows em praça pública. Envolveu-se com todos os principais grupos e formações musicais tradicionais da cidade, muitas das quais existem até hoje, como a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, Banda Boigy e o próprio Coral 1º de Setembro.

Professor de piano desde os 15 anos de idade, Niquinho domina como poucos o instrumento. Formado no curso superior do Conservatório Dramático, com especialização em Canto Orfeônico no Instituto Musical de São Paulo, executa diversos estilos musicais. (Lívia de Sá)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi