Comitiva de autoridades e lideranças de Mogi das Cruzes fazem visita ao Sesc Jundiaí

Imprimir PDF



O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, integrou, nesta quinta-feira (24/08), uma comitiva de autoridades e lideranças da cidade, para uma visita ao Sesc Jundiaí. O objetivo da ação foi reiterar a intenção do município de receber um Sesc, além de conhecer de perto as instalações da unidade, que já foi apontada pelos próprios representantes do Sesc como um modelo do que poderia ser trazido ao município.

A visita foi uma iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), em parceria com a Câmara Municipal, por meio da Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada especialmente para acompanhar os trâmites da vinda de um Sesc à Mogi das Cruzes e também em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, que desde o início do ano retomou as negociações a respeito e já disponibilizou oficialmente a área do Centro Esportivo do Socorro, previamente selecionada por técnicos do Sesc como a mais adequada para esta finalidade.

A comitiva mogiana foi recepcionada pelo coordenador técnico e de planejamento do Sesc São Paulo, Sérgio Batistelli, que já esteve em Mogi das Cruzes por quatro vezes neste ano. O grupo também foi recebido pelo gerente da unidade, José Roberto Ramos, que providenciou um tour pelo local, apresentando com detalhes todos os ambientes e as atividades ali desenvolvidas.

"Eu sou o defensor número um de trazer um Sesc para Mogi das Cruzes. Temos que trabalhar para mostrar que isso é algo excepcional para a cidade e estamos mantendo o diálogo aberto com todos. Reforço hoje minha vontade de levar esse equipamento para a nossa cidade", destacou o prefeito, durante a apresentação da unidade, que foi realizada dentro do teatro do Sesc Jundiaí, antes do início do tour.

Melo destacou ainda que, se dependesse de sua vontade, no próximo ano o Centro Esportivo do Socorro já estaria operando com atividades e programas do Sesc, por meio de uma unidade provisória.

"Viemos para conhecer e aprender, ver e conviver o dia a dia de uma unidade semelhante a que poderia ser levada à Mogi. E aproveito para dizer que essa iniciativa também é feita em memória à Airton Nogueira", complementou, relembrando o falecido presidente do Sincomércio, que em vários momentos de sua trajetória à frente do Sindicato lutou em prol dessa mesma causa.

O vereador José Antonio Cuco Pereira falou em nome da Câmara. "Ter esse equipamento extraordinário é uma aspiração do povo mogiano. Airton e eu falamos muito sobre isso no passado, porém infelizmente a iniciativa não vingou. Agora retomamos isso, formamos uma comissão e vamos em frente com esse projeto. Não há um vereador da cidade que seja contra a instalação do Sesc. Só precisamos aguardar a confirmação do local e a maneira que ele será cedido ao Sesc. Por lei, não é possível doar a área, porém existem outros instrumentos jurídicos hoje em dia que permitem esse procedimento", enfatizou.

Conforme sinalizado pelos representantes do Sesc, o instrumento que mais interessa neste caso é a concessão de direito real de uso, que tem prazo de 99 anos.

O Sesc Jundiaí é uma unidade recente. Ela foi inaugurada em 18 de abril de 2015. O projeto, assinado pelas arquitetas Christina de Castro Mello e Rita Vaz, compreende um edifício composto por subsolo, térreo, mezanino, um pavimento e terraço panorâmico. A área total é de 16.054 metros quadrados e são 19.752,92 metros quadrados de área construída. A área do Centro Esportivo do Socorro, para que se tenha um comparativo, tem 23 mil metros quadrados de área total.

A unidade de Jundiaí tem arquitetura moderna, acessibilidade universal e estrutura completa. As instalações compreendem área de convivência, biblioteca com livros, revistas e jornais, campo de futebol soçaite em grama sintética e quadra poliesportiva, central de atendimento, comedoria e café do teatro, consultórios odontológicos (RX panorâmico e periapical), espaço de tecnologia e artes, espaço de brincar, estacionamento, ginásio coberto poliesportivo, loja Sesc, sala de exposição, sala de expressão corporal e de ginástica multifuncional, sala de múltiplo uso, oficinas culturais, paraciclo, piscinas recreativa e infantil descobertas e climatizadas, mais piscina semiolímpica e infantil coberta e aquecida, deck e solário, teatro, terraço panorâmico e vestiários masculino, feminino e familiar.

O coordenador técnico e de planejamento do Sesc, Sérgio Batistelli, destacou que a unidade de Mogi poderia ser um pouco maior do que a Jundiaí, com aproximadamente 25 mil metros quadrados de área construída. Lembrou, contudo, que as tratativas para a instalação de um Sesc em Mogi ainda estão na primeira etapa, de visitas, familiarização e sensibilização. Pontuou, contudo, que na próxima semana já deve ser votado na reunião do Conselho do Sesc o aceite da área do Centro Esportivo do Socorro, o que servirá como uma confirmação de que a rede implantará uma unidade em Mogi das Cruzes.

"A intenção é começar o mais rápido possível, porém ainda é difícil estimar prazos. O que queremos para Mogi das Cruzes, fundamentalmente, é colocar todos os programas que o Sesc oferece. Agora a forma e o tamanho que o prédio terá dependem diretamente dos projetos que serão apresentados por meio de um concurso, que o Sesc sempre lança quando planeja a construção de uma unidade", disse, detalhando que há diversos critérios de seleção desses projetos, como a integração com o entorno e as exigências de que seja projetada uma unidade convidativa, que possibilite em seu hall principal uma visão interna de todos os espaços e serviços ali disponibilizados.

O investimento na unidade fixa de Mogi das Cruzes seria de aproximadamente R$ 120 milhões. E as estimativas do Sesc, com relação ao público atendido, apontam que 70% da população da cidade se beneficiaria do equipamento. Já com relação ao movimento na área do atual Centro Esportivo, os estudos mostram que um Sesc triplicaria o movimento no local imediatamente após a entrega do prédio.

O Sesc Jundiaí emprega 220 funcionários diretos, mais 70 terceirizados. A unidade recebe uma média de 13 mil pessoas por semana e teve no ano passado 55 mil matrículas. Neste ano, de acordo com o gerente da unidade, o número de matrículas tem se mantido estável em comparação a 2016.

Participaram da visita os secretários municipais de Cultura, Mateus Sartori, de Educação, Juliana Guedes, do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, de Desenvolvimento, Sadao Sakai, da Agricultura, Renato Abdo, mais o presidente do Sincomércio, Valterli Martinez e 10 vereadores da cidade.

 

Sesc Mogi

A possibilidade da vinda de um Sesc para Mogi das Cruzes foi um assunto retomado no início deste ano, mais especificamente no dia 10 de fevereiro, quando o prefeito, Marcus Melo, recebeu em seu gabinete o coordenador técnico e de planejamento, Sérgio Batistelli e também o programador da unidade Santo André, Jayme Paez. Durante a conversa, ambas as partes reiteraram a vontade de instalar um Sesc em Mogi.

Diante disso, a Prefeitura entregou, para análise da equipe técnica do Sesc um levantamento com áreas municipais que poderiam receber a unidade.

No dia 16 de março, a primeira comitiva de Mogi das Cruzes foi até o Sesc Belenzinho, na capital paulista, com o objetivo de conhecer as instalações e entender a abrangência de atuação e atendimento à população de uma unidade Sesc. Batistelli novamente estava lá e mais uma vez os representantes do Sesc falaram sobre o interesse de levar um Sesc à Mogi das Cruzes.

Em 12 de maio, o diretor regional do Sesc SP, Danilo Miranda, esteve em Mogi das Cruzes, para conhecer a área do Centro Esportivo do Socorro. Nesse dia, o local foi informalmente definido como o mais adequado, dentre as cinco áreas oferecidas pela Prefeitura, para receber o empreendimento.

Por isso, o município elaborou e enviou para a diretoria do Sesc SP um documento, oficializando a oferta da área para esta finalidade.

No dia 23 de junho, uma nova comitiva, dessa vez liderada pelo superintendente técnico do Sesc e responsável pela programação das unidades, Joel Padula, visitou o Centro Esportivo do Socorro. Em seu discurso, Padula destacou que o local superou as suas expectativas.

Poucos dias depois, em 28 de junho, a cidade novamente recebeu um grupo do Sesc, desta vez composto pelos conselheiros regionais da entidade. Novamente, a comissão saiu com a certeza de que o local tem plenas condições de abrigar a estrutura e as atividades de um Sesc. O porta-voz dos conselheiros afirmou, inclusive que, quando é atingida essa etapa de uma visita do grupo de conselheiros, é porque a parte técnica já está praticamente equacionada.

É o relatório pós-visita elaborado por esses conselheiros que vai embasar a decisão, a ser tomada na próxima semana, de aprovar ou não o recebimento da área do Centro Esportivo do Socorro, por parte do Conselho. (Lívia de Sá)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi