2º Fórum de Teatro Estudantil será realizado na próxima terça-feira no Centro Cultural

Imprimir PDF



Na próxima terça-feira (23/10), a partir das 19h, a Secretaria Municipal de Cultura promove, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, o 2º Fórum de Teatro Estudantil. O encontro é voltado aos jovens que participaram do Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes - Festemc 2018 e faz parte do programa Diálogo Aberto.

O objetivo da reunião é coletar as impressões acerca do festival e, a partir da memória fresca sobre a realização, buscar sugestões e opiniões para a evolução do teatro estudantil na cidade.

O público-alvo da reunião são grupos de alunos engajados na produção teatral, que já participaram ou pretendem participar do Festemc, porém a participação no encontro é gratuita e aberta a todo o público interessado.

Durante o primeiro fórum de teatro estudantil, realizado em fevereiro deste ano, o foco foi debater o regulamento do Festemc 2018 e o fato de ele dever ou não ter caráter competitivo. Muitas das proposições feitas durante o encontro foram acatadas e incorporadas ao regramento que regeu o evento deste ano.

Já este segundo fórum tem por objetivo levantar novas discussões referentes ao aprimoramento técnico e até mesmo a possibilidade da criação de um novo festival, que promova a juventude para além do ambiente escolar. A proposta é alinhar os discursos, sanar dúvidas e estimular a participação neste, que é um dos mais tradicionais festivais culturais realizados no município.

Quem comandará o encontro é o responsável pela Divisão de Teatro da Secretaria de Cultura, Michael Meyson, que já vem organizando e acompanhando o evento ao longo dos últimos anos.

Sobre o Festemc

Presente no circuito cultural de Mogi das Cruzes desde a década de noventa, o FESTEMC foi instituído pelo TEM – Teatro Experimental Mogiano e assumido pelo grupo TWL – Ousadia entre 2010 e 2013. A partir de 2014, o Festival Estudantil passou para a tutela da Secretaria Municipal de Cultura, como forma de reconhecimento da história do teatro estudantil na cidade. Esta foi, portanto, a quinta edição com organização municipal.

O objetivo principal do FESTEMC é fomentar o fazer artístico nas escolas e estimular as produções estudantis e amadoras de teatro na cidade de Mogi das Cruzes. A realização também se propõe a promover a integração do grupo escolar, a geração de público para atividades culturais, incentivo e motivação para práticas artísticas e para a arte-educação.

Resultados do Festemc 2018

O Festemc 2018 foi realizado ao longo do mês de setembro, com nove dias de apresentações no Theatro Vasques. Foram, ao todo, 19 espetáculos participantes, sendo 13 com caráter competitivo. Desse total, 11 eram produções de Mogi das Cruzes e os demais de cidades como Mauá, São José do Barreiro, São Miguel Paulista e Suzano.

O público total do Festemc deste ano foi de 2910 pessoas. O júri foi composto por Priscila Nicoliche (atriz e diretora), Marco Barbosa (diretor teatral do TUMC e dramaturgo) e Cristiano Ferrarini (ator e diretor).

Veja os premiados do Festemc 2018:

Classificação Grupo/Artista Espetáculo Cidade
1º lugar Cia Pó de Estrela O Bicho que ajudou o homem Mauá/SP
2º lugar Filosofia de Coxia 18 de Agosto São Miguel Paulista/SP
3º lugar Cia Protuberância Panema Mogi das Cruzes/SP
Direção Jason Martins O Bicho que ajudou o homem Mauá/SP
Atriz Viviane Oliveira 18 de Agosto São Miguel Paulista/SP
Atriz coadjuvante Gabriela Prado 18 de Agosto São Miguel Paulista/SP
Ator Luiz Gustavo de Araújo O Bicho que ajudou o homem Mauá/SP
Ator coadjuvante Diego Gomes O Bicho que ajudou o homem Mauá/SP
Texto original Cia Protuberância Panema Mogi das Cruzes/SP
Figurino Cia Pó de Estrela O Bicho que ajudou o homem Mauá/SP
Cenário Filosofia e Coxia 18 de Agosto São Miguel Paulista/SP
Maquiagem Cia Pó de Estrela O Bicho que ajudou o homem Mauá/SP
Sonoplastia Cia Protuberância Panema Mogi das Cruzes/SP
Iluminação Cia Protuberância Panema Mogi das Cruzes/SP
Homenagem Zezinho do teatro * *


Mais informações sobre o Fórum de Teatro Estudantil podem ser obtidas pelo telefone 4798-6988.