Prefeito recebe Conselho Municipal da Cultura e apresenta ações no setor

Imprimir PDF
 
 

Prefeito Marco Bertaiolli recebeu integrantes do Conselho Municipal de Cultura, que o parabenizaram pelas ações no setor e apresentaram pedidos

 

O prefeito Marco Bertaiolli recebeu nesta quarta-feira (10/06) em seu gabinete os integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes (Comuc). A reunião, que contou com a presença do secretário da área, José Luiz Freire de Almeira, foi solicitada pelos conselheiros, com o objetivo de agradecer ao prefeito por tudo o que tem sido feito no setor cultural e debater melhorias e ações futuras.

“Mogi das Cruzes está passando por um momento de transição na área cultural. Até o ano passado, tínhamos apenas uma coordenadoria, com suas limitações naturais, e hoje temos uma Secretaria da Cultura. No entanto, não houve um tempo adequado para que houvesse esta transição, já que em cinco meses a pasta realizou eventos grandes como o Carnaval e a Virada Cultural”, explicou o prefeito, que defendeu um trabalho conjunto do conselho e da Prefeitura.

“Nossa forma de trabalhar é por meio da sinergia, de buscarmos sempre novas e melhores idéias. Ninguém aqui tem a palavra final, estamos sempre prontos a mudar caso haja uma proposta melhor, que permita fazer mais com menos. Este é nosso jeito de administrar em todos os setores e os conselhos têm um papel vital neste processo”.

Em nome da entidade, a presidente Ana Maria de Abreu Sandim agradeceu ao prefeito pelos avanços conquistados nos últimos meses: “Em primeiro lugar, temos de agradecer ao prefeito por ter sempre mantido o diálogo aberto com os artistas, por meio deste conselho. Além disso, a criação da Secretaria da Cultura foi um grande avanço, que tem revertido em diversos projetos e realizações”.

Pedidos
Durante o encontro, o prefeito determinou algumas ações em curto prazo para atender aos pedidos apresentados pelo Conselho Municipal de Cultura. Entre elas estão a criação de um banco de dados dos artistas mogianos, que ficará disponível na internet, e a criação de um calendário cultural municipal, em conjunto entre a Secretaria da Cultura e o Conselho, já visando o aniversário de 450 anos de Mogi das Cruzes, em 2010.

Bertaiolli deu ainda seu apoio à criação do Fundo Municipal de Cultura e autorizou que o conselho receba assessoria técnica, jurídica e financeira de setores da Prefeitura para a elaboração de projetos na área cultural.

Outros pedidos, no entanto, necessitam de mais tempo para serem atendidos, como a construção de um Centro Cultural: “O Centro Cultural é uma obra grande e o município sozinho não tem condições de construí-lo. Vamos buscar financiamentos junto ao Governo do Estado, ao Ministério da Cultura e à iniciativa privada para viabilizar esta obra. Enquanto isso, o Ciarte está à disposição dos artistas, assim como a praça Oswaldo Cruz, que foi revitalizada. Nossa intenção é que ela seja um centro cultural ao ar livre, no que chamamos de ‘quadrilátero da cultura’”, explicou o prefeito. (DC)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi