Ciclo de Gestão Cultural será realizado nesta sexta-feira no Centro Cultural de Mogi

Imprimir PDF



Nesta sexta-feira (27/09) Mogi das Cruzes mais uma vez será palco para um importante evento de debate e fomento à cultura. Neste dia, o Centro Cultural da cidade será sede para o Ciclo de Gestão Cultural, uma atividade do programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela organização Poiesis, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A primeira atividade do dia, a partir das 9h, será uma conversa com o tema Gestão Pública e Cultura, comandada pelo gestor, antropólogo e músico Thiago Saraiva. Partindo do modelo e atuação do programa Oficinas Culturais, ele vai dialogar com dirigentes culturais municipais sobre a importância da constante formulação e manutenção de políticas públicas de vivência e formação na área da cultura, refletindo sobre seus possíveis resultados e impactos socioculturais.

Das 10h às 12h será a vez da palestra Direito, Arte e Liberdade, ministrada pela advogada Cris Olivieri, que levantará questionamentos como qual é o limite da arte, qual o papel das instituições e órgãos públicos vinculados à cultura e como aplicar a classificação etária de exposições espaços culturais. Cris conversará sobre a necessidade de garantir que todos possam ser incluídos com seus pensamentos e atitudes, respeitando a liberdade de expressão e o direito do outro de se manifestar culturalmente.

O Ciclo de Gestão Cultural em Mogi das Cruzes se encerrá com mais uma palestra, comandada pela administradora pública e economista Ana Carla Fonseca. A consultora apresentará as bases da economia da cultura e a relação desta com o desenvolvimento de uma governança compartilhada, na qual tenham terreno políticas públicas arejadas, cidadãos ativos e empresas que compreendem a importância de valorizar a inovação. Traçando um panorama que passa por cultura, conexões e tecnologia, a palestrante fará uma reflexão sobre o futuro do trabalho, cidades e territórios criativos, a partir de casos reais do Brasil e do mundo.

Além de Mogi, o evento será levado ainda em setembro às cidades de Itanhaém e Guarujá.

Profissionais

Ana Carla Fonseca foi apontada pelo jornal El País Brasil como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo. É administradora pública, economista e doutora em Urbanismo (USP). É também consultora e palestrante em mais de 200 cidades de 31 países, diretora da Garimpo de Soluções, assessora para a ONU e membro convidado do Corpo Mundial de Peritos da UNESCO em Diversidade. Escreveu Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável Cidades Criativas, respectivamente vencedor e finalista do Prêmio Jabuti.

Cris Olivieri é advogada e diretora da Olivieri e Associados Advocacia. Master em Administração das Artes pela Universidade de Boston, ela é mestre em Política Cultural (USP) e especialista em Gestão de Processos Comunicacionais e Culturais (USP). Olivieri é coautora do Guia Brasileiro de Produção Cultural e do recém-lançado Direito, Arte e Liberdade. É também autora do livro Cultura Neoliberal – Leis de Incentivo como Política Pública de Cultura.

Thiago Saraiva é gestor, antropólogo e músico. Foi coordenador de Articulação e Difusão de cinco unidades de Fábricas de Cultura, localizadas na cidade de São Paulo, além de gerente do Programa de Qualificação em Artes, com atuação no interior paulista. Atualmente é superintendente das Oficinas Culturais.

Sobre a Poesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Veja a programação completa

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi