A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acaba de concluir a seleção dos artistas e obras que vão compor o 7º Salão de Artes de Mogi das Cruzes, bem como a lista dos premiados em cada modalidade. Ao todo, foram selecionados 28 trabalhos, sendo 14 acadêmicos e 14 contemporâneos. A mostra será aberta neste sábado (05/12), às 19 horas, na Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, piso térreo do Centro Cultural de Mogi das Cruzes e seguirá aberta para visitação até o dia 9 de janeiro.
Veja a lista de classificados e premiados
O processo de seleção teve início em março deste ano, com a publicação da pesquisa online para a escolha do nome do patrono desta edição. O vencedor e escolhido foi Sussumu Aramaki, artista plástico nascido no Japão em 1 de maio de 1917, que chegou em Mogi das Cruzes no ano de 1967 e contribuiu para a formação de diversos nomes das artes em Mogi das Cruzes, como Barros - O mulato, Rubens Parada, Norberto Duque, Olga Nobrega, além de ter feito parte da Academia de Belas Artes de São Paulo e de ter sido um dos idealizadores da AMBA - Mogi das Cruzes.
Foram recebidas para o Salão de Artes deste ano 134 inscrições, com 311 obras de arte, sendo 26 inscrições (58 obras) da modalidade acadêmica e 108 inscrições (253 obras) da modalidade contemporânea. Participaram da seleção artistas de 12 estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Goiás, Piauí, Paraíba e Alagoas.
A Comissão Julgadora foi composta por Carla Fatio (artista suíço-brasileira, Doutora em crítica de arte e produção cultural, Mestre em artes visuais e em Psicopedagogia), Rita Paiva (formada em Educação Artística, editora especializada em artes e artesanato, coreógrafa em exposições, feiras e eventos) e Selma Barbosa Lima (coordenadora dos projetos de mapeamento das vocações e atividades artísticas nas regiões, Mapa Cultural Paulista, Revelando São Paulo e Projeto Ademar Guerra; coordenadora das políticas públicas culturais dos museus e arquivos da capital e interior; vice-diretora do Museu da Casa Brasileira, na Secretaria de Cultura do Estado e sócio-proprietária do Grupo Barbosa Lima).
Premiados
Na modalidade contemporânea, a primeira colocação ficou com o artista plástico Francisco Horta de Albuquerque Maranhão, de São Paulo, com a obra “Foz do Pirajuçara”. Em segundo lugar, veio Paulo Henrique Lange, de Porto Alegre, com “The task of warning”. Na terceira posição, está a mogiana Lídia da Silva Costa, com “Organella Passiflora”. A quarta e quinta colocação ficaram com os artistas paulistanos Cristina Bottallo e Tatiane Cipoli, com suas respectivas obras "Paisagens Imaginárias" e "Descarte nº 2". Já menção honrosa dessa modalidade vai para a curitibana Rosangela Meger, com a obra "Sem Título - da série jogo de cena".
Na modalidade acadêmica, o primeiro lugar ficou com Paulo Tosta, de Jaboticabal, com a obra “Primeiros Acordes”. Em segundo lugar veio Odil Miranda Ribeira, de Londrina, com a obra “Pintangueiras”. Em terceiro, quarto e quinto lugares ficaram os mogianos Daniel de Sousa Mello, com “Estrada do Alambique 5 Estrelas”, Giulianna Moro, com “Outros Tempos” e Adelaide Lawitschka, com “Caminho da Felicidade (Minas)”. A menção honrosa também ficou para um mogiano – o artista plástico Adriano de Sousa Mello, com a obra “Ícones Mogianos – Teatro Municipal”.
Os cinco primeiros colocados em cada categoria receberão prêmio em pecúnia. Já os agraciados com menção honrosa receberão diplomas e medalhas. Todos os selecionados receberão certificado de participação.
O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde acontecerá o 7º Salão de Artes de Mogi das Cruzes, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, número 360, na área central.
Foto: Título: Estrada do Alambique 5 Estrelas - Autor: Daniel de Sousa Mello – 3º lugar Acadêmicos