Cultura inicia seleção de propostas para o projeto Capoeira Ocupa

Imprimir PDF

 

A partir desta segunda-feira (04/04) estão abertas as inscrições para professores, mestres, academias e escolas de capoeira que desejam participar do projeto Capoeira Ocupa, da Secretaria Municipal de Cultura. Trata-se de uma iniciativa que visa celebrar e preservar os costumes e a relevância da capoeira presente em Mogi das Cruzes e no Brasil. Vale lembrar que, além de remeter à cultura preta do país, a roda de capoeira é reconhecida pelo Iphan como patrimônio imaterial da humanidade.

Veja o edital

Inscreva-se

A equipe da Secretaria de Cultura já havia iniciado um diálogo com pessoas que pertencem ao universo da capoeira na cidade e a ideia é começar a promover ações que contribuam para a disseminação dessa representação cultural, que mistura esporte, dança, música, cultura popular, luta, dança e brincadeira. Para isso, a seleção dos interessados serve como primeira etapa.

É possível se inscrever por formulário online, com prazo máximo no dia 25 de abril. Aos interessados, é imprescindível estar no Cadastro de Artistas e Profissionais da Arte e Cultura de Mogi das Cruzes e há também as categorias das propostas que podem ser inscritas, conforme as modalidades da capoeira. São elas: regional, angola, contemporânea, puxada de rede, maculelê e aulão.

A capoeira regional é uma manifestação da cultura baiana, reconhecida por seu jogo rápido e alto. Já a modalidade angola se refere à busca pela ancestralidade e possui, em regra, movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos. A contemporânea, por sua vez, é uma mescla entre as duas primeiras categorias.

A puxada de rede é uma encenação lúdica, que retrata a atividade pesqueira de negros recém-libertos, enquanto que o maculelê, também originário da Bahia, é uma expressão teatral, que conta por meio de dança e cânticos a história de um jovem guerreiro que se tornou herói da tribo. O aulão, por fim, consiste em abrir ao público a prática de capoeira.

O processo de seleção se dará em duas etapas (admissão e seleção) e a última será comandada por uma comissão, que levará em conta critérios como atuação, narrativa, tema e proposta. A previsão é que a relação final de projetos contemplados, suplentes e desclassificados seja publicada em 18 de maio.

Para mais informações, a Secretaria de Cultura está localizada na Rua José Bonifácio, 516, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Contatos: (11) 4798-6900, culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br ou www.cultura.pmmc.com.br.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi