Mogi das Cruzes ganha destaque por suas manifestações culturais no Revelando SP

Imprimir PDF



A cidade de Mogi das Cruzes ganhou destaque no maior festival de cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP. No evento, a cidade é representada por duas manifestações culturais, que refletem costumes locais, o artesanato da Festa do Divino e a Congada. O festival teve início nesta quarta-feira (20/07), no Parque da Água Branca, na capital paulista, e segue até domingo (24), das 10h às 20h, com entrada gratuita.

O festival contará com a presença da cultura popular de Mogi das Cruzes em todos os dias do evento, por meio da comercialização e exposição de artesanato com a temática do Divino Espírito Santo e pelas tradicionais apresentações de congada. A programação está recheada de gastronomia, artesanatos, shows e manifestações culturais tradicionais de todo o estado.

O Revelando SP é realizado desde 1997, pelo Governo do Estado de São Paulo. O maior festival de cultura tradicional e economia criativa paulista reúne culinária típica, artesanato e diversas manifestações culturais, como congada, folia de reis, catira, entre outras atrações de todo o Estado.

A festa do Divino Espírito Santo está presente na cidade de Mogi das Cruzes desde o final do século XVII, considerada uma das comemorações religiosas mais antigas do Brasil e a maior festa religiosa e folclórica do Alto Tietê.

A participação de Mogi das Cruzes segue com as tradicionais apresentações de Congada a partir de sexta-feira (22), com a Congada Batalhão de Nossa Senhora Aparecida, às 11h30. No sábado (23), a Congada de São Benedito do Conjunto Santo Angelo se apresenta ao lado da Congada Divino Espírito Santo, às 17h30. Já no domingo (24), a apresentação fica por conta da Congada Santa Efigênia, também às 17h30, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes.

Os tradicionais desfiles de congada fazem parte do folclore brasileiro e reúnem elementos de tradições tribais da Angola e do Congo com referências religiosas. Representa a coroação de um rei, às vezes também da rainha, com passos e cantos acompanhados de música e lutas simbólicas de espadas.

O Parque da Água Branca está localizado na avenida Francisco Matarazzo, 455, na Água Branca, São Paulo.

Mais informações sobre o Revelando SP podem ser obtidas por aqui.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi