Exposição "Monet À Beira d'Água" é oferecida para 182 alunos da rede municipal de ensino

Imprimir PDF



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, recebe nesta sexta-feira (10/03) a exposição "Monet À Beira d'Água", das 9h às 11h30, no Centro de Formação Pedagógica Professor Boris Grinberg (CEMFORPE). Foram selecionadas três escolas da rede municipal de ensino para participarem desta experiência imersiva, o Cempre Prof. José Limongi Sobrinho e as Escolas Municipais Fujitaro Nagao e Bairro São João, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A mostra será oferecida para 182 alunos da rede municipal de ensino e foi possibilitada pelo programa Educativo Itinerante, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a administração municipal, com apoio da NTS - Nova Transportadora do Sudeste S/A.

Para o secretário interino de Cultura, Eder Veiga, essa imersão é muito valorosa para a pasta pois possibilitará uma vivência, muitas vezes, distante da realidade diária dessas crianças. "A exposição irá explorar os sentidos dos participantes - visual, cognitivo e emocional - por meio de músicas e com os óculos de imersão virtual, que permitirá à criança uma imersão dentro das paisagens pintadas pelo grande artista impressionista", conclui Veiga.

Como o número de participantes foi restrito, foram adotados os seguintes critérios para a escolha das escolas selecionadas: o primeiro ponto foi se a unidade escolar já possui ônibus para as oficinas externas e o segundo foi o horário de início das aulas das oficinas às 8h30, já que a exposição começa às 9 horas.

Os participantes poderão observar as paisagens impressionistas de Monet, por meio de vivências práticas e também com óculos de imersão virtual - que proporcionará uma experiência de contemplação de um espaço expositivo com música, para promover um estado de calma e atenção plena. O objetivo da atividade é desenvolver a capacidade de apreciação do aluno, conduzindo-o para o silenciamento interno e a concentração.

Ainda, se houver condições, serão disponibilizados materiais para que os alunos produzam pinturas autorais ou reproduções de Monet. Depois dessa atividade, os educadores dialogarão e incentivarão os alunos com novas referências que, por ventura, brotarão nesse contato.

O programa disponibiliza roteiros, referências e demais recursos, em formato de oficinas desenvolvidas para os segmentos dos anos iniciais e finais do ensino Fundamental, além do Novo Ensino Médio, inspiradas nos quatro eixos curatoriais da exposição.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi