Centro Cultural e Pinacoteca de Mogi das Cruzes recebem exposições a partir desta quarta-feira

Imprimir PDF

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove mais duas exposições de artistas regionais, a partir de hoje, quarta-feira (12), com entrada gratuita. A mostra “Geometria do Café” chega ao Centro Cultural a partir das 13 horas, deste dia 12. Já a Pinacoteca recebe nesta sexta-feira (14) a exposição de “Vermelho como Brasa”, às 18 horas.  

Hoje, quarta-feira, a Galeria Wanda Coelho Barbieri, do Centro Cultural, recebe a exposição "Geometria do Café" do artista plástico, Sidnei Oliveira. A intenção do artista é provocar e chamar a atenção para as questões ambientais referentes ao excesso de lixo. A mostra ficará disponível para visitação até o dia 6 de maio, com entrada gratuita. 

A contemporaneidade artística de Sidnei, brinda o Dia Mundial do Café - comemorado em 14 de abril - e pretende conscientizar para as questões ambientais e a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar. As obras do artista passeiam do abstrato ao figurativo, do laico ao religioso, das criações próprias à releituras como "Noite Estrelada", de Van Gogh. Com o objetivo de fortalecer o imaginário às possibilidades de produção de arte a partir de materiais diversos.  

De origem africana, o café chegou ao Brasil no início do século 18, expandiu-se nas lavouras do Brasil Império e atualmente, o país é um dos grandes produtores do grão. Hoje, a popular bebida é servida de diferentes maneiras e também filtrada em papel, material este que é a fonte de produções do artista plástico Sidnei Oliveira.  

Localizada no piso térreo do prédio, a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri conta com uma área total de 195 metros quadrados. Destinada especificamente para mostras de obras de arte, ela possui recepção, administração, sanitários acessíveis, área de exposição, reserva técnica, além dos recursos expositivos, como cubos, biombos e um sistema de iluminação específico para a atividade a que se destina, com trilhos eletrificados e spots direcionais, em LED.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 16h45, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 (próximo à Catedral de Santana), no Centro. 

Exposição "Vermelho como Brasa" estreia na Pinacoteca nesta sexta-feira, 14

A exposição "Vermelho como Brasa" da artista plástica, Juliana Gomes, chega nesta sexta-feira (14) na Pinacoteca, a partir das 18 horas. A artista tem o intuito de destacar em suas obras os esquecidos, os discriminados, os povos originários da terra, os sertanejos e os nordestinos. A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 5 de maio. 

Neste mês de abril em que se comemora o dia dos Povos Indígenas - celebrado em 19 de abril - a exposição visa deixar motivações para algumas reflexões sobre a data comemorativa. 

A narrativa enviesada da artista salienta o vermelho encarnado, do sangue e do urucum, planta utilizada nas pinturas de pele, na cura, na alimentação e no artesanato, figura os primeiros habitantes e sua origem nordestina.  Para Juliana, "Vermelho como Brasa" é a marca da pele e do chão daqueles que vivem em territórios esquecidos, assim como, a marca da brasilidade, da miscigenação e da cultura do país. 

Juliana objetiva ressaltar a importância da atenção à diversidade, à desigualdade, à necessidade de todos serem incluídos em primeiro plano, e para o respeito à sabedoria, aos conhecimentos e às tradições dos ancestrais. Com o intuito de despertar a consciência para o todo, para o reconhecimento do outro e da origem, para a necessidade de exclusão das crenças facetadas e das ações discriminatórias. 

A Pinacoteca de Mogi das Cruzes funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h15, na rua Cel. Souza Franco, 993, no Centro. 

As ações foram possibilitadas por meio do chamamento público (edital 005/2023,), realizado em janeiro deste ano, para concessão de uso da Galeria Wanda Coelho Barbieri, no Centro Cultural, e a sala Alcino Meireles Junior, na Pinacoteca, para exposições temporárias durante o ano de 2023. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. 

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi