Noites de Mistério abre inscrições nesta segunda (8) para visitação guiada nas Igrejas do Carmo

Imprimir PDF



O programa Noites de Mistério realizará mais uma caminhada noturna com a edição Igrejas do Carmo, na próxima sexta-feira, dia 12 de maio. A ação partirá do Largo do Carmo, às 19 horas, em visita monitorada ao conjunto arquitetônico das Igrejas das Ordens Primeira e Terceira do Carmo, organizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para o passeio guiado e os interessados podem se inscrever gratuitamente, a partir desta segunda-feira (8/5), por meio do preenchimento do formulário online, disponível abaixo.

Inscreva-se

Monitoria dos visitantes com apresentação de informações históricas e culturais dos patrimônios, sua importância na evolução urbana da nossa cidade, apresentação do valioso acervo de pinturas, talha e imaginária do templo erguido no período colonial em Mogi das Cruzes.

O percurso será feito a pé e levará cerca de uma hora e meia para a apresentação das informações históricas e culturais dos patrimônios, sua importância na evolução urbana da nossa cidade. A construção abriga ainda em seu complexo arquitetônico o Museu das Igrejas do Carmo, com um acervo de arte sacra que narra a história religiosa de Mogi das Cruzes.

Os visitantes serão apresentados a um valioso acervo de pinturas, talha e imaginária religiosa do templo erguido no período colonial em Mogi das Cruzes. Os participantes deverão ter no mínimo 12 anos, acompanhados de um responsável.

Exemplar de arte religiosa do fim do século 18, a igreja da Ordem Terceira possui uma singular pintura de seu forro, característica do período anterior ao auge do café. As igrejas iniciaram as obras de restauro na década de 70 e foram concluídas em 1984, com a colaboração da administração pública municipal.

A Igreja da Ordem Terceira possui um notável retábulo em madeira entalhada, nos estilos Barroco e Rococó, com primorosas pinturas ilusionistas no estilo das igrejas barrocas mineiras, no forro do templo.  Os participantes poderão apreciar a pintura da sacristia, de estilo apurado, com detalhes de influência asiática. As duas igrejas foram tombadas e restauradas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua Senador Dantas, 326, 3º andar, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Serviço
Programação (sujeita a alterações)
Programa Noites de Mistério -  Edição Igrejas do Carmo
Data: 12 de maio (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Largo do Carmo - Mogi das Cruzes/SP
As inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (8/5), de maneira online. Inscreva-se, aqui

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi