Mogi das Cruzes sedia exposições de arte sacra com acessibilidade a partir deste sábado, 13

Imprimir PDF



Mogi das Cruzes recebe, a partir da manhã deste sábado (13), duas exposições gratuitas, como parte da programação do mês nacional dos museus, promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A exposição itinerante e inclusiva "Arte Sacra para Ver e Sentir", realizada pelo Museu de Arte Sacra do Estado de SP, ficará em cartaz no Centro Cultural, a partir das 10 horas. Na sequências, às 11 horas, a exposição "Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes - Professora Amália Thereza Manna de Deus" chega ao Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco.

As mostras também celebram duas das manifestações artísticas mais tradicionais da cultura brasileira, a arte sacra e a festa do divino, tradicionalmente em maio quando é comemorado o do dia do Espírito Santo (31).

A secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, destaca a importância para Mogi das Cruzes receber acervos inclusivos e que apresentam obras e manifestações culturais tão presentes nas tradições da cidade.

"As duas exposições nos convidam a pensar em tudo o que ainda precisamos fazer para tornar sustentável a preservação e a valorização do nosso patrimônio histórico e cultural. Para garantir que todas as pessoas, independente de suas características, possam criar e usufruir o melhor da arte e da cultura em Mogi”, pondera Ramos.

"Arte Sacra para Ver e Sentir" fica disponível para visitação até 10 de junho

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, recebe entre os dias 13 de maio e 10 de junho, a exposição "Arte Sacra para Ver e Sentir", realizada pelo Programa MAS Itinerante, do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP). A mostra, que é inclusiva e foi pensada para todos os públicos, conta com réplicas exatas das originais do rico acervo do MAS/SP. Com um alto grau de acessibilidade, os visitantes poderão tocar as obras sacras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Frei Agostinho da Piedade, Benedito Calixto, Anita Malfatti, entre outros.

"Apresentar réplicas de algumas das principais obras de arte brasileiras de maneira acessível para pessoas com deficiências é uma oportunidade muito especial para toda a cidade. Neste mês em que os museus são comemorados em todo o país, Mogi recebe exposições que abordam dois temas que estabelecem um diálogo necessário e provocativo com as questões da Sustentabilidade e do Bem-Estar - temas da 21ª Semana Nacional dos Museus 2023", comemora Ramos.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro Histórico de Mogi das Cruzes/SP e funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h45.

Exposição "Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes" é aberta para visitação a partir deste sábado, 13

Entre os dias 13 de maio e 29 de julho, o Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco recebe a mostra "Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes - Professora Amália Thereza Manna de Deus".  As obras apresentadas são do acervo mantido pela Associação Pró-Festa do Divino com fotos, cartazes, obras de arte, livros, objetos devocionais, bem como materiais de divulgação e registros, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes completará 410 anos de realização em 2023 - se consolidando como a maior e mais tradicional devoção e louvor ao Espírito Santo no Brasil. As festividades contam com uma expressiva participação popular em eventos exclusivos e característicos, como o Império do Divino, Entrada dos Palmitos, Alvorada, Procissão de Pentecostes, entre outros, que ajudam a manter as tradições culturais nos dias atuais.

"Destacar a trajetória de mais de quatro séculos da Festa do Divino, uma das mais antigas celebrações nacionais é uma oportunidade especial de pensar em como podemos garantir uma melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações. Nossa gestão está comprometida em preservar nossos legados e construir pontes entre gerações de maneira sustentável e acessível", conclui Ramos.

O Museu Histórico Prof. Guiomar Pinheiro Franco será reaberto a partir deste sábado (13) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, na rua José Bonifácio, 202, no Centro Histórico de Mogi das Cruzes. Os interessados podem acompanhar a mostra até o dia 29 de julho.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua Senador Dantas, 326, 3º andar, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Serviço
Exposição "Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes - Professora Amália Thereza Manna de Deus"
Local: Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco (rua José Bonifácio, 202 - Centro Centro Histórico - Mogi das Cruzes/SP)
Visitação: de 13 de maio a 29 de julho (de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h)
Entrada: gratuita

Exposição "Arte Sacra Para Ver e Sentir"
Local: Centro Cultural de Mogi das Cruzes
Visitação: de 13 de maio a 10 de junho (de segunda a sábado, das 9h às 16h45)
Entrada: gratuita


 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi