Prefeitura de Mogi das Cruzes lança convocatória para escolas públicas participarem da 1ª Olimpíada Cultural

Imprimir PDF



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), receberá até o dia 6 de outubro de 2023, inscrições de propostas para apresentações artísticas dos segmentos artes visuais, audiovisual, circo, criação e apresentação literária, dança, música, patrimônio histórico e teatro, de instituições do Ensino Fundamental II (6ª a 9ª série) e do Ensino Médio da rede pública de ensino, para participação na 1ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes (Olimc).

A Olimc é uma ação idealizada especialmente para alunos da rede estadual de ensino. Com o objetivo de incentivar a descoberta e valorização dos talentos artísticos e dos interesses culturais, a ação proporcionará uma vitrine das artes produzidas por estudantes.

Inscreva-se

Regulamento de participação

A edição de 2023 da Olimc traz como tema principal os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que busca promover ações em prol de um mundo mais justo, igualitário e sustentável. Com essa temática, a Olimc dos ODSs se propõe a envolver os estudantes, sobretudo adolescentes e jovens, mas também os adultos das turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) em discussões e atividades que visam a conscientização e a busca por soluções para os desafios globais.

Para a secretária municipal de cultura, Claudinéli Moreira Ramos, a iniciativa estreitará os laços entre Educação, Cultura e Meio Ambiente: “É uma oportunidade inovadora de associar a arte, a educação e o desenvolvimento sustentável de uma maneira dinâmica, significativa e atrativa. A Olimc dos ODSs vai movimentar a cena estudantil de Mogi e produzir aprendizado, beleza e preservação ambiental”, comemora Ramos.

A Olimc tem ampla abrangência artística, fomentando diversas modalidades para que os participantes possam explorar e desenvolver suas habilidades. Seja na dança, música, teatro, literatura, artes plásticas ou audiovisual, a Olimc objetiva proporcionar um espaço de expressão e aprendizado, estimulando a criatividade, o intercâmbio de saberes, o respeito à diversidade e a integração social.

Com uma ação de grande relevância para a cidade de Mogi das Cruzes ao incentivar o desenvolvimento artístico e cultural dos jovens, a Olimc dos ODSs também promove a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da busca por um mundo melhor.

Composta de quatro etapas, a primeira acontece nas escolas e envolve a divulgação, pré-inscrição e preparação interna dos estudantes, desde a pré-inscrição de artistas e grupos interessados aos ensaios e preparativos dos potenciais concorrentes. Simultaneamente, serão discutidos os ODSs, para apoiar a qualificação dos conteúdos a serem apresentados.

A segunda etapa é a de seleção interna, em cada escola, dos competidores de cada apresentação artística que representará a escola. Na etapa 3, acontece a pré-seleção pela Comissão Avaliadora, a partir dos materiais de todas as apresentações artísticas inscritas, de até dez finalistas por modalidade artística. Na quarta e última etapa, que acontece entre 10 e 5 de dezembro, serão realizadas as  apresentações públicas dos concorrentes finalistas e serão selecionados os vencedores da Olimc dos ODSs.

Poderão se inscrever alunas e alunos de 69 escolas públicas, que atendem um total de 37.755 mil estudantes. Durante a fase de preparação e ensaios, a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Meio Ambiente realizarão diversas reuniões com o corpo docente, além de visitas e sensibilizações nas escolas, voltadas a multiplicar conhecimentos sobre os ODSs e a compartilhar orientações sobre as manifestações artísticas.

A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Cultura e da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua Senador Dantas, 326, 3º andar, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi