Mostra Experienciar está em cartaz na Pinacoteca de Mogi das Cruzes até o dia 28 de outubro

Imprimir PDF



A Pinacoteca de Mogi das Cruzes recebe até o dia 28 de outubro a mostra “Experienciar”, composta por obras do professor e artista plástico Luiz Alberto de Souza. A exposição pode ser visitada de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. A entrada gratuita e é livre para todos os públicos.

Professor da rede municipal de ensino de Mogi, atualmente, Luiz Alberto atua no Departamento Pedagógico (Deped) como formador de professores. Nas obras expostas na Pinacoteca, o público irá conhecer mais sobre este artista, que apresenta um processo criativo que explora o ato de pesquisar e experimentar as diferentes possibilidades de criação.

Há produções realizadas com uma variedade de temas e materiais, como lápis, tinta, nanquim, esferográfica, giz pastel oleoso, giz pastel seco e arte digital. A técnica dele transita entre o acadêmico e o contemporâneo.

Tudo é possível na arte de criar. Desde os tempos remotos, o homem mostrou que na criação é possível utilizar diferentes materiais para dar volume às formas, fazendo o uso da terra, da argila, de minerais e de pigmentos advindos das plantas. Com o passar do tempo, as pinturas e os suportes ganharam outras possibilidades. 

No Brasil, até a segunda metade do século XX, os materiais de pintura eram muitas vezes produzidos pelos próprios artistas, devido aos valores dos instrumentos. “Naquela época, os artistas se valiam de estratégias para a criação do material, do suporte e também de técnicas diversas para a produção artística.”, comenta Luiz Alberto.

Com a industrialização, a democratização do ensino, os movimentos emancipadores da humanidade e a tecnologia, as possibilidades para a criação artística se ampliaram e viabilizaram outras movimentações no campo das artes. E é isso que os visitantes irão apreciar na Pinacoteca, que está localizada na Rua Cel. Souza Franco, 933 – Centro.


Serviço
Exposição Experienciar

Quando: até o dia 28 de outubro
Local: Pinacoteca de Mogi das Cruzes (Rua Cel. Souza Franco, 933 – Centro)
Visitação: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h
Entrada gratuita e livre para todos os públicos

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi