Comemorações do Festival Hip Hop em Mogi começam com retrospectiva da Arte Urbana do artista Galo

Imprimir PDF



A partir das 14h deste sábado (04/11), a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no piso térreo do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, será palco da exposição “A arte de Galo: uma década de retrospectiva”, que exibe uma coletânea dos últimos dez anos de produção do artista, conhecido por seus grafites irreverentes, presentes em diversos espaços públicos e privados da cidade. A mostra foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a visitação será gratuita e livre para todos os públicos.

Conhecido artisticamente como Galo, Galvani Neto, oferece um passeio entre o imaginário e o real, o moderno e o contemporâneo por meio de sua arte. Fortemente influenciado pelo surrealismo, Galo passeia pelo onírico, trazendo influências como: Remedios Varo, Salvador Dalí, René Magritte, Leonora Carrington e o fundador do movimento André Breton - artistas que marcaram a época e fizeram do imaginário a fonte das suas criações.

Além de viajar pelo imaginário do surreal, Galo também traz referências que vão de Andy Warhol e a pop art, a Wesley Duke Lee e o realismo mágico. As pinceladas monocromáticas que compõem suas produções se articulam entre o moderno e o pós-moderno.

Apesar de ser um artista do grafite, Galo não usa spray, mas sim pincéis e tintas. A monocromia presente em muitas de suas obras dá vida ao imaginário do artista e seu talento permite ao público passear por diversos movimentos artísticos.

Em sua retrospectiva, ele convida o público a se conectar com suas obras e a embarcar em uma viagem pelo tempo.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro.

 

Sobre Galo

Galvani Gonçalves Sarmento Neto nasceu em 3 de maio de 1979, em São Bernardo do Campo. Formado em Arquitetura e Urbanismo, desenha e pinta desde 1993 e participa de exposições coletivas desde 2002.

Em junho de 2009, no começo de sua carreira, não sabia usar spray e por esse motivo começou a usar pincéis em todas as suas composições, técnica que aprimorou e utiliza até hoje.

Galo começou a fazer intervenções urbanas pela cidade de São Paulo, utilizando como matéria prima a tinta látex ou a tinta esmalte à base de água. Em seus trabalhos, cria um universo lúdico, com composições em sua maioria monocromáticas, que interagem com a sujeira da parede ou qualquer outra intervenção já existente.

Seus personagens fazem parte de um universo particular e lúdico, composto por peixes robóticos, quimeras, máquinas, engrenagens, botões, telas de tv tubulares, toca-fitas e outras lembranças que remontam aos aparelhos eletrônicos da década de 80.

A maioria das composições são criadas no método “free-style,” que consiste na elaboração de painéis artísticos sem croquis. Assim, são inventadas no momento que o artista pinta, muitas vezes interagindo com características da parede, ou com artistas que estão ao lado e querem interagir.

Em 2012, foi nomeado para a 3ª edição do Prêmio de Arte Urbana -( Artaq - 3rd Urban Arts Award – França) e participou  da ARD*POP-UP 2012, um festival de graffiti realizado em Oslo, Noruega.

Em 2013, participou da 2ª. Bienal Internacional de Graffiti no MuBE - São Paulo. No mesmo ano e da Mostra Paralela DFA, organizada pela Matilha Cultural. Também esteve em uma exposição coletiva na Galeria Fridge Gallery, em Washington, nos Estados Unidos, na segunda edição do Projeto Eletrotintas, em São Miguel Paulista e na 1ª Mostra de Arte Urbana de Diadema.

Em 2014, Galo participou do Projeto 4 km, o maior grafite da América Latina e participou de diversos projetos e exposições em São Paulo, Curitiba, Atibaia e São Miguel Paulista.

Em 2015, marcou presença no 1º Encontro de Graffiti de Mogi das Cruzes, que coloriu e revitalizou 360 metros do muro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na altura da Estação de Estudantes. Também seguiu envolvido com outros projetos, em outros municípios.

Em 2016, sua exposição individual “Entre Muros e Miragens” ocupou a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no piso térreo do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Em 2017, foi selecionado para o festival “Atacarte 2017”, que aconteceu na Colômbia e, além do trabalho na cidade, também foi selecionado para participar de mostras em Londrina e no Rio Grande do Sul.

No ano seguinte, participou do “Festival Ibug”, na cidade de Chemnitz, Alemanha.

Em 2019, foi selecionado para o “MOS Rússia”, que aconteceu na cidade de Smolensk, ano que também participou do encontro de “RB Graffiti” no Rio Branco e Cruzeiro do Sul no estado do Acre.

Em 2020, participou da exposição “Street Money” promovida pela galeria Sakura, em Paris, França. Além destas participações no Brasil e em outros países, Galo também representou a cidade no projeto “Amigos da Arte”, pintando uma empena de aproximadamente 7,20 x 15m no CDHU de Cézar de Souza.

O artista mora em Mogi das Cruzes há 12 anos, já tendo oferecido diversas oficinas culturais em bairros de baixa renda da cidade. Atualmente, além de dar sequência à sua produção, ele ministra aulas de grafite na Casa do Hip Hop.

Ao apresentar as obras desse experiente e reconhecido artista, a Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes realiza mais uma iniciativa voltada a valorizar os talentos que se aperfeiçoam na cidade e nela produzem relevantes contribuições para a cena cultural, ao mesmo tempo em que também participam dos esforços públicos para descobrir e qualificar novos talentos.

Alem da exposição de arte urbana, o mês de novembro contará com várias atrações que valorizam os quatro elementos da cultura Hip Hop. Leia mais

 

Confira a programação completa do Festival Hip Hop 50

Centro Cultural

4 a 25 de novembro

Exposição “A Arte de Galo: Uma Década de Retrospectiva” - 04 a 25/11, segunda a sábado, das 9 às 17h:

Roda de Conversa Musicada - Banda Grovin´B convida Billy Pilgrim - 7/11, das 18h30 às 21h30

Cinema: Exibição de filmes sobre Hip Hop - 09/11 e 16/11, às 9h e às 14h e 23/11, às 14h e às 19h

Oficina de Graffiti, com Galo -  11/11 e 25/11, às 10h

Roda de Conversa: Os Caminhos do Breaking: Acontecimentos importantes e curiosidades sobre a dança praticada pelos B.Boys e B.Girls - 10/11, das 18h30 às 21h30

 

Parque Botyra Camorim Gatti

12 de novembro

Graffiti - com alunos de hip hop e os grafiteiros Galo, Nando e convidados - das 10h às 17h

Batalha de Breaking Free Session - kids e adultos  das 10h às 16h - Inscrições: (11) 94253-4195

Intervenções com DJ Fill e DJ ADJ - das 16h às 17h

Batalha de MC´s, com Resenha Central e Arena MC - das 17h às 19h

Palco Rap - Old School Festa Fusão - Apresentações de DJ Rud, Visão Negra, Binho Brown, Jeffe OG, PaulXT - das 19h às 21h

 

Theatro Vasques

17 de novembro

Hip Hop Show Kids, para crianças das escolas municipais

1ª sessão - das 10h às 11h

2ª sessão - das 14h às 15h

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi